À primeira vista, a transformação digital significa eliminar a utilização do papel, mas é algo muito mais complexo do que isso: a transformação digital abrange todo o processo de adaptação de uma organização ao universo digital.
É um processo potenciado pela tecnologia, mas que necessita de estar enquadrado nos objetivos estratégicos da empresa, já que está intimamente ligado à procura de formas inovadoras de gerar negócio, nomeadamente utilizando aplicações móveis, serviços cloud, big data ou IoT.
A transformação digital está a revolucionar o negócio de muitas empresas já estabelecidas no mercado. Ao mesmo tempo surgem outras empresas que utilizam a tecnologia para criar novos negócios. Só a tecnologia possibilita que a Airbnb seja uma empresa que disponibiliza milhares de alojamentos em todo o mundo, sem efetivamente ser proprietária de qualquer imóvel.
Num processo de transformação digital as empresas devem focar-se em 3 áreas: construção de uma visão estratégica na área digital em colaboração com os diretores de negócio, modernização da infraestrutura tecnológica existente e construção de uma nova infraestrutura tecnológica, capaz de responder aos novos objetivos de negócio.
A transformação digital é um desafio complexo e demorado, mas as vantagens para as empresas são inúmeras: permite tirar partido de um conjunto de tecnologias para prestar um melhor serviço e experiência ao utilizador, potenciar o envolvimento dos colaboradores, simplificar processos e gerar novas oportunidades de negócio. Ao investir nas tecnologias certas, a empresa está a potenciar a sua evolução e transformação.
Os benefícios da transformação digital para as organizações podem ser avaliados em 4 dimensões:
Melhoria da experiência do cliente
A transformação digital permite estar mais próximo dos clientes e proporcionar-lhes uma experiência personalizada. No entanto, para que tal aconteça as mudanças tecnológicas não são suficientes, é também necessário alterar o posicionamento digital da empresa. Se uma organização despender tempo a compreender os problemas dos clientes e a conceber formas para resolvê-los, vai estar em sintonia com os seus clientes e proporcionar-lhes melhores experiências.
Segundo o estudo Barómetro de Telecomunicações da Marktest, mais de 5 milhões de portugueses utilizam smartphone e a taxa de penetração continua a subir, de acordo com dados de julho de 2015. Assim, os clientes esperam mobilidade e aceder a toda a informação útil sobre um serviço via smartphone. Recolher dados para melhor entender os clientes – big data, analytics – é mais uma forma para compreender o que os clientes procuram e melhorar a sua experiência, qualquer que seja o dispositivo que utilizem para aceder à informação.
Aumento da eficiência
Com a tecnologia ao dispor dos colaboradores da empresa, o acesso à informação e documentação é facilitado, independentemente da localização geográfica dos elementos da equipa (eles podem até não ter um posto físico de trabalho atribuído). A tecnologia cloud pode ter um papel determinante para aumentar a eficiência da organização, permitindo a troca de informação de forma rápida e a otimização de processos.
A possibilidade de editar, adicionar e partilhar documentação acessível em qualquer local e hora permite aumentar a eficiência do negócio, já que os colaboradores da organização podem resolver os problemas rapidamente e melhorar a qualidade do trabalho e apoio ao cliente.
Estabelecimento de Vantagem Competitiva
Um processo de transformação digital potencia o acesso à informação, permitido maior controlo dos processos e KPIs da organização. Com mais informação disponível, a capacidade de resposta ao mercado aumenta, sendo possível resolver problemas e melhorar a qualidade do serviço muito mais rapidamente.
A transformação digital está a pressionar as organizações a analisar e melhorar os seus processos, favorecendo a criação de vantagens competitivas e o desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.
Promoção da Inovação
No decorrer do processo de transformação digital, as empresas conseguem incorporar inovação nos seus processos, além de promoverem o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
A inovação não implica necessariamente um corte abruto com o negócio que caracteriza a organização: pode passar pela capacidade de incorporar a inovação em paralelo com o que já existe para melhorar processos e/ou a experiência de cliente.
A sua empresa já abraçou o universo da transformação digital? Que outros benefícios esta trouxe para a sua organização?