De que falamos quando usamos o termo desempenho em relação a uma aplicação Web? Velocidade é a resposta mais comum. Mas, o desempenho de uma aplicação tem impacto em muitos outros fatores, como o nível de confiança na organização ou a vontade de voltar a usar uma aplicação.
Na verdade, o desempenho é essencial para proporcionar uma boa experiência ao utilizador, sendo tão importante como a facilidade de utilização ou a acessibilidade. Todos já experimentamos aplicações lentas e qual é o impacto que isso tem na nossa experiência de utilização? Frustração.
Além da frustração, o mau desempenho de uma aplicação Web está associado a outros problemas que fragilizam a organização e a relação com o seu utilizador. Conheça três implicações associadas ao mau desempenho de uma aplicação.
1. As tarefas demoram mais tempo a serem completadas
Quanto mais tempo for necessário para concluir uma tarefa, por exemplo a submissão de dados através de um formulário, maior a probabilidade do utilizador desistir e da tarefa não ser concluída.
Ainda utilizando o exemplo de um formulário, se este estiver distribuído por várias páginas será necessário carregar cada página, o que torna tudo mais lento. Assim, ainda que o formulário tenha vários campos, o melhor será agregá-lo numa única página.
2. A compreensão fica prejudicada
Se a aplicação é lenta, o utilizador tem dificuldade em aceder à informação. Quando o acesso à informação é dificultado, a compreensão do utilizador é prejudicada, que tem como consequência a maior necessidade de apoio por parte da organização.
A velocidade da internet deve ser também considerada quando se disponibiliza a aplicação. Ainda que as velocidades de acesso sejam cada vez mais superiores, existem zonas rurais onde a velocidade de conexão é mais baixa.
3. A satisfação do utilizador é comprometida
O carregamento rápido de uma aplicação gera satisfação imediata aos seus utilizadores, porque o utilizador sente que a aplicação responde às suas necessidades e objetivos.
O mau desempenho da aplicação não prejudica apenas o utilizador, prejudica também a própria organização. Hoje em dia a partilha de experiências online é muito comum e, por norma, os utilizadores têm mais probabilidade de partilhar as más experiências do que as agradáveis.
Informação extra para aplicações Web:
Pode ser surpreendente, mas uma aplicação lenta prejudica o posicionamento no Google. O Google coloca em melhor posição os sites mais rápidos, tendo em conta, também, o desempenho da aplicação em dispositivos móveis.
O desempenho de uma aplicação é muito importante, porque ainda que a aplicação seja fácil de utilizar ou que tenha uma grande utilidade para o utilizador, se não for possível visualizá-la, qualquer experiência de utilização fica comprometida.
Existem várias técnicas que podem ser utilizados para garantir o bom desempenho de uma aplicação, quer a nível das tecnologias e da qualidade do código, como ao nível de opções de interface que permitem ganhos na velocidade. Se precisar de otimizar a velocidade da sua aplicação, fale connosco!