
Num mercado cada vez mais competitivo seria natural que os clientes procurassem, cada vez mais, empresas com níveis de desempenho irrepreensíveis. A acreditação CMMI (Capability Maturity Model Integration) é uma demonstração visível desse desempenho. Logo, seria natural que surgisse como um selo de garantia, demonstrando a capacidade de uma organização em cumprir prazos, controlar custos e entregar produtos ou serviços com qualidade superior.
Mas o que é, afinal o CMMI? O CMMI é um modelo de melhoria de processos que guiam as organizações na melhoria contínua das suas capacidades e no aumento da eficiência e da qualidade na entrega de produtos e serviços. O CMMI é um conjunto das melhores práticas organizadas por domínios de atuação, categorias e áreas de práticas. O CMMI orienta as organizações na identificação e implementação das atividades críticas que são consideradas eficazes para aumentar a probabilidade de sucesso de cada prática.
Como é que o CMMI ajuda a garantir sucesso?
O CMMI permite melhorar o desempenho da organização através da melhoria dos seus processos. Implica reconhecer os pontos fortes, identificar pontos que necessitam de melhoria, e implementar as mudanças necessárias. Oferece um catálogo das melhores práticas focado nas atividades que devem ser feitas, e não na forma como cada organização define que estas são feitas. Define o que deve ser feito, não os detalhes de como é feito.
As práticas são validadas internacionalmente com base em estudos empíricos, dados históricos e contribuições de especialistas e profissionais experientes. Além disso, são periodicamente atualizadas para manter a sua relevância e eficácia com base em feedback, tendências e lições aprendidas. Somente práticas que levam de forma confiável a melhorias mensuráveis em custo, qualidade, eficiência são incorporadas ao modelo.
O CMMI organiza a maturidade dos processos de uma organização em 5 níveis, proporcionando às organizações uma forma clara de medir o progresso dos seus processos e identificar áreas de evolução.
Previsibilidade e confiança nos resultados
Uma das grandes preocupações das organizações é garantir que projetos sejam concluídos com sucesso respeitando prazos, orçamentos e qualidade prometida. Como podemos alcançar essa previsibilidade? Só é possível ser previsível se a organização adotar processos consistentes e monitorizar uniformemente a execução desses processos em toda a organização.
É aqui que o CMMI se destaca. O CMMI ao fornecer um conjunto estruturado de práticas e diretrizes que promovem a consistência, eficiência e qualidade nos processos organizacionais, exige que a organização defina e implemente processos que são aplicados consistentemente em toda a organização. Ao definir um conjunto de práticas obrigatórias, obriga à criação de planos realistas, à monitorização contínua do progresso, à identificação, à análise e mitigação de riscos de forma sistemática – reduzindo incertezas – e à identificação e correção de desvios que comprometam objetivos. O CMMI incentiva uma cultura de melhoria contínua com base em métricas e análises, permitindo uma melhoria segura de eficiência e desempenho.
A abordagem nuclear do CMMI permite desde logo que as organizações cumpram prazos, entreguem produtos e serviços de qualidade e alcancem os objetivos do projeto com consistência, reduzindo a variabilidade, garantindo que projetos semelhantes produzam resultados previsíveis.
Porquê adotar o CMMI?
Os benefícios para organizações acreditadas são claros. Estudos demonstram que as empresas que implementam o CMMI registam aumentos na qualidade e na eficiência operacional, seguidos pela capacidade de cumprir prazos e controlar custos de forma mais eficiente, resultando numa maior satisfação dos clientes.
Os benefícios para os clientes das organizações acreditadas são igualmente evidentes. Há uma confiança estabelecida que lhes garante que os compromissos são cumpridos de forma consistente e com qualidade. Ao contratar uma organização acreditada, escolhe um parceiro de confiança de excelência comprovada. Os resultados são produtos e serviços de alta qualidade.
Adotar o CMMI não é apenas uma questão de melhorar processos; é um investimento estratégico para organizações que desejam competir em mercados internacionais e conquistar a confiança de seus clientes. Num ambiente onde a previsibilidade e a qualidade são diferenciais cruciais. Ignorar uma ferramenta tão poderosa pode significar perder oportunidades valiosas.
Artigo de opinião de Joana Duarte, diretora de projeto e de qualidade na Opensoft.