A terceira edição das Opensoft Talks — o formato de partilha de conhecimento interno que está a ser promovido ao longo deste ano na Opensoft — trouxe à discussão um tema transversal e atual: o impacto da passagem de conhecimento nas organizações e nas pessoas.
Ao longo da sessão, refletiu-se sobre a importância de partilhar informação de forma estruturada e segura, os principais obstáculos a este processo, bem como os desafios e oportunidades que a inteligência artificial poderá trazer para o futuro da comunicação e da gestão do conhecimento.
O painel de oradores contou com a participação de Ana Pedro (assessora e fundadora da Polka Dots), Duarte Neves (professor universitário), Rui Neves (diretor de projeto na Opensoft) e Ricardo Anastácio (CISO e gestor de projeto na Opensoft). A moderação ficou a cargo de Filipe Silva (gestor de cliente da Opensoft).
Cada um dos oradores partilhou perspetivas distintas, mas todas convergiram na ideia de que a passagem de conhecimento é essencial à evolução organizacional e pessoal. Discutiram-se as formas mais eficazes de promover a partilha de conhecimento, assim como os comportamentos que a facilitam ou inibem. Foram ainda analisadas as diferenças entre a transmissão interna e externa de conhecimento, com destaque para os riscos associados, o papel das lideranças e o contributo deste processo para a construção de uma cultura organizacional sólida.
A sessão incluiu ainda uma reflexão sobre o papel da inteligência artificial, tendo em conta os desafios e oportunidades que esta tecnologia representa.
Com esta edição das Opensoft Talks, sai reforçado o compromisso com a valorização da partilha de conhecimento enquanto motor de crescimento da empresa.