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Transformação Digital: e as pessoas?

Transformação Digital e as pessoas

Muitas organizações concentram-se nas iniciativas tecnológicas associadas à transformação digital e, por vezes, descuram a importância das pessoas para apoiar e concluir com sucesso os investimentos na transformação do negócio.

 

Segundo a Gartner, 91% das empresas estão envolvidas em algum tipo de iniciativa digital. Assim, se é prioritário transformar as organizações, então, as pessoas que constituem essas organizações devem estar informadas e conscientes sobre os projetos e as alterações previstas.

 

As pessoas desempenham um papel muito importante na transformação digital: são elas que desenvolvem, implementam e utilizam as tecnologias digitais. Deste modo, comunicar os benefícios da transformação digital à equipa é muito importante para ter o seu apoio durante estes processos.

 

Mas o que deve comunicar? Na prática deve partilhar os objetivos a atingir em todas as áreas da organização e os benefícios que a transformação digital traz à equipa. Partilhamos alguns pontos essenciais para essa comunicação.

 

1. Mais eficiência

 

Muitas iniciativas de transformação digital têm como objetivo automatizar as tarefas repetitivas e que ocupam muito tempo, permitindo que as equipas realizem as suas tarefas de forma mais rápida e eficiente. Assim, podem concentrar-se em tarefas que trazem maior valor à organização e promover um ambiente de trabalho mais produtivo.

 

2. Crescimento profissional

 

A transformação digital traz também novas oportunidades de aprendizagem e permite que cada elemento da equipa possa investir no desenvolvimento de novas capacidades. Ao adquirir conhecimentos em tecnologia e ao trabalhar com ferramentas digitais inovadoras, a equipa pode ampliar competências e tornar-se mais relevante em relação à concorrência.

 

3. Experiência do cliente

 

Grande parte das iniciativas digitais têm como foco o cliente, por exemplo melhorar o seu grau de satisfação com o serviço/produto ou aumentar a taxa de fidelização. Quando há clientes mais satisfeitos, as equipas ficam mais motivadas por satisfazerem rapidamente e facilmente os pedidos dos clientes e resolverem os seus problemas (com o acréscimo de poderem ter plataformas automatizadas para apoiar as tarefas relacionadas com o serviço ao cliente, por exemplo chatbots).

 

4. Colaboração simplificada

 

A transformação digital pode facilitar a colaboração entre equipas e departamentos, promovendo partilha de informações de forma mais rápida e eficiente. As ferramentas de comunicação digital, como aplicações de mensagens e plataformas colaborativas, as equipas podem trabalhar de forma mais integrada, independentemente de sua localização geográfica.

 

5. Inovação e vantagem competitiva

 

A razão de muitas organizações apostarem na transformação digital é permitir a inovação e a competitividade. Ao adotar tecnologias inovadoras, a organização pode responder de maneira ágil às mudanças do mercado e antecipar-se às necessidades dos clientes, garantindo uma posição de destaque em relação aos concorrentes.

 

6. Mais flexibilidade e mobilidade

 

A “desmaterialização” dos processos de trabalho traz mais flexibilidade às equipas em relação ao local de trabalho. Com o teletrabalho e a possibilidade de acesso a várias informações através de dispositivos móveis, é mais fácil conciliar o trabalho e a vida pessoal dos elementos da equipa, aumentando a qualidade de vida e o grau de satisfação no trabalho.

 

7. Cultura organizacional inovadora

 

As iniciativas digitais podem trazer uma mudança positiva na cultura organizacional, promovendo a criatividade, a colaboração e a abertura a novas ideias. É neste tipo de ambiente de trabalho mais dinâmico e inspirador, que as pessoas se sentem encorajadas a contribuir com soluções inovadoras.

 

A transformação digital é, cada vez mais, algo essencial nas organizações e cujos objetivos se alteram de acordo com o grau de maturidade digital da organização. Para garantir a boa adoção das iniciativas digitais, é essencial incluir as pessoas na vanguarda da estratégia de transformação.

 

Além disso, é também preciso ser eficiente na comunicação: utilizar exemplos concretos, casos de sucesso que ilustram os benefícios da transformação digital e partilhar o investimento da organização nesta área. Deste modo, será possível garantir que as equipas estão alinhadas e envolvidas em todas as fases das suas iniciativas.

 

A Opensoft tem apoiado os seus clientes no desenvolvimento de aplicações que suportam diferentes iniciativas de transformação digital. Se está a considerar utilizar a tecnologia para aumentar o grau de competitividade do seu negócio, fale connosco!