As organizações estão cada vez mais conscientes de que é necessário promover iniciativas de Transformação Digital no seu negócio.
No âmbito da definição de uma estratégia para a Transformação Digital para o negócio, um dos conceitos centrais é a mobilidade. Esta tem influência nas estratégias de produto e canal que resultam das várias iniciativas efetuadas no âmbito da transformação da organização.
A mobilidade é muito mais do que potenciar a utilização de dispositivos móveis: é promover a flexibilidade e a liberdade de estar em contacto com os colaboradores e clientes em todo o lado e a qualquer momento. Por exemplo, no caso de uma cadeia de lojas, é a diferença entre poder comprar online através de uma aplicação ou ter de aceder a um computador, ou até, ser necessário deslocar-se a uma loja que tem um horário de funcionamento.
A pressão exercida pelos nativos digitais faz com que as empresas tenham de se concentrar na mobilidade, criando plataformas mobile first que garantem uma ótima experiência de utilização e que correspondem ao meio preferencial de acesso à informação dos seus clientes (hoje em dia mais de 6 milhões de portugueses acedem à Internet através do telemóvel).
Colocar a mobilidade no centro das iniciativas de transformação digital permite impactar as relações com os clientes, colaboradores e até a própria organização.
1. Impacto nos clientes
A utilização de smartphones cresce ano após ano o que faz com que muitos dos consumidores tenham alterado completamente os seus hábitos de consumo. Já quase ninguém compra um produto sem antes ter pesquisado informação ou procurado alguns comentários sobre a qualidade do serviço ou produto. Acrescente-se mais uma diferença: grande parte destas pesquisas são realizadas a partir de um dispositivo móvel.
Este novo contexto faz com que seja imprescindível que a organização disponibilize o seu produto/plataforma dando prioridade às plataformas móveis. Assim, ações como compra ou o atendimento ao cliente devem ser possíveis de executar através de dispositivos móveis. Em alguns casos, o investimento numa aplicação móvel que permita o acesso a uma área de cliente, por exemplo para efetuar e verificar estado de pedidos pode ser justificado.
2. Impacto nos colaboradores
Normalmente, a mobilidade está associada a ganhos de produtividade. Com a possibilidade de poder realizar tarefas em qualquer lugar (quer da organização, quer do cliente), o tempo de resposta a assuntos pendentes ou problemas é encurtado, logo tudo é resolvido mais facilmente e rapidamente.
Em algumas organizações, a mobilidade permite uma revolução total na forma como as tarefas são executadas. Por exemplo, em empresas que trabalham com stocks é possível realizar o controlo dos itens num armazém e enviar diretamente esses dados para o departamento de vendas, agilizando a tarefa de controlo de stocks.
3. Impacto na organização
Promover a mobilidade através de iniciativas de Transformação Digital tem um impacto direto na redução do tempo necessário para cada tarefa, na simplificação dos processos e na automatização de decisões.
A mobilidade promove também a redução de custos, quer nos equipamentos (os smartphones são bastante acessíveis), quer em deslocações e reuniões presenciais. Acrescente-se a vantagem de compartilhar ficheiros e informações a partir de qualquer local, permitindo que a informação chegue mais rapidamente a todos os colaboradores.
O foco na mobilidade pode trazer o impulso para o investimento em novas plataformas digitais que integrem diferentes aplicações e disponibilizem as ferramentas de trabalho da empresa (calendários, diretórios de ficheiros) em qualquer dispositivo.
O desenvolvimento de uma aplicação móvel pode ser um ponto de partida para iniciar os processos de Transformação Digital focados na mobilidade. É importante selecionar um método de desenvolvimento adequado e apostar na usabilidade da aplicação para que tenha uma elevada taxa de utilização. Desta forma, os benefícios para o negócio serão imediatos.