As PWAs são a grande tendência atual na área das aplicações móveis. Permitem que o utilizador interaja através de uma aplicação com o look and feel de uma app nativa, mas que é acessível através do browser.
É possível que as PWAs passem a ser consideradas um padrão para o desenvolvimento de aplicações móveis, mas nem sempre podem ser a solução mais adequada para o seu caso. Assim, como saber se precisa de uma PWA? Respondemos a três questões a ter em conta na hora de decidir.
1. Precisa de funcionalidades desenhadas à medida do seu negócio?
A velocidade e facilidade de implementação é uma das maiores vantagens associadas às PWAs. No entanto, se a aplicação que idealiza necessita de módulos ou funcionalidades desenhadas à medida, essa vantagem cairá por terra.
É também importante avaliar questões como: já existe alguma aplicação móvel?; está desatualizada?; é eficiente?, entre outras questões que permitam analisar se o caminho será aproveitar o que já está feito ou começar uma aplicação de raiz.
Assim, se a sua aplicação necessitar de uma personalização elevada de funcionalidades ou se já existirem desenvolvimentos prontos a incorporar na aplicação, o ideal será desenvolver ou atualizar a aplicação tradicional já existente. Por outro lado, se tiver de começar do zero, a PWA será uma boa solução.
2. O seu foco são os dispositivos móveis?
As PWAs permitem melhorar a experiência do utilizador quando acede a conteúdos através de um browser no seu dipositivo móvel. Se até então, o máximo que se poderia fazer neste campo era criar um site responsivo, agora com as PWAs é possível oferecer uma experiência muito semelhante a uma aplicação nativa.
Se o seu modelo de negócio se baseia numa aplicação, é importante considerar o desenvolvimento de uma aplicação nativa ou híbrida, uma vez que a disponibilização de informação e serviços através da web é secundária. Em contrapartida, se precisar de uma solução que inclua disponibilização de informação nos suportes Web e mobile, a PWA pode ser acedida a partir de qualquer sistema operativo e fornecer uma boa experiência de utilização.
3. Como pretende que os utilizadores cheguem ao seu serviço/produto?
O acesso às aplicações móveis faz-se através de download via Apps Stores, enquanto as PWAs são partilhadas através de uma hiperligação ou acedidas através de pesquisa nos motores de busca.
Disponibilizar uma aplicação numa App Store implica fazer otimização nos seus motores de pesquisa, enquanto para as PWA, a otimização faz-se tal e qual um website (o famoso SEO).
A decisão está nas suas mãos. Se acha que é mais simples o utilizador encontrar a sua aplicação numa loja, escolha uma aplicação tradicional. Se pretender na pesquisa nos motores de busca, uma PWA é a opção a selecionar. Para esta opção considere também o número de visitas do site, se forem elevadas, uma PWA será o mais indicado.
PWA ou aplicação móvel?
Além das respostas às questões acima, damos-lhe mais algumas dicas para saber se precisa de uma PWA.
Quando escolher uma PWA?
– A aplicação precisa de estar constantemente atualizada (por exemplo, sites de e-commerce ou noticiosos);
– Orçamento e/ou recursos reduzidos;
– A aplicação é disponibilizada gratuitamente.
Quando escolher uma aplicação nativa?
– A aplicação é paga ou tem diferentes modelos de subscrição;
– É preciso que a aplicação utilize funcionalidades só disponíveis no telemóvel, por exemplo a autenticação biométrica;
– A aplicação é um jogo.
Sendo assim, já sabe se precisa de uma PWA? Independentemente da sua escolha, na Opensoft temos desenvolvido soluções de mobilidade, tendo em conta os requisitos, orçamento disponível e tempo de execução definido pelos nossos clientes. Entre em contacto connosco para desenvolver a sua aplicação ou PWA!