Muitas das iniciativas digitais são abandonadas antes de produzirem um efeito positivo na organização. Um estudo da consultora McKinsey revela que 7 em cada 10 inquiridos afirmam que os esforços para a transformação digital do negócio abrandaram ou estagnaram em algum ponto e não foram concretizados.
Porque é que esta situação é tão comum? São várias as razões, desde a inexistência de uma estratégia e a falta de objetivos precisos para as iniciativas digitais até à falta de adesão da equipa aos projetos de transformação digital.
Numa altura em que os efeitos da pandemia se fazem notar em vários setores e as organizações estão a alterar a forma como operam, importa ter a certeza de que os investimentos em transformação digital estão a ser bem sucedidos. Para evitar que a sua organização falhe, vamos revelar-lhe três sinais de alerta que deve considerar para garantir que as suas iniciativas vão chegar a bom rumo.
1. Como estão os seus canais digitais?
Uma das iniciativas digitais mais comuns nas organizações é a disponibilização dos serviços através de canais digitais que servem não só os clientes, mas também os colaboradores. Dentro dos canais digitais mais comuns inserem-se o website, o email, aplicações móveis, mas também chatbots ou atendimento digital (que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos devido às medidas restritivas no atendimento presencial devido ao surto de coronavírus).
É importante que estes canais estejam alinhados com os objetivos do negócio e proporcionem uma experiência única ao utilizador, isto é, sejam capazes de responder às necessidades do cliente, comunicar uma mensagem consistente e incorporar personalização, tendo em conta os comportamentos e padrões de consumo do utilizador.
Investiu numa loja online e não tem qualquer venda? Disponibilizou um chatbot no site e não é utilizado? Se não está a gerar contactos/vendas através dos canais digitais é altura de reajustar as iniciativas para que efetivamente reduzam custos, aumentem a eficiência operacional e melhorem a experiência do cliente, conduzindo a mais receitas.
2. Demasiado investimento em aplicações?
As iniciativas de transformação passam, muitas vezes, por uma atualização tecnológica nas organizações. No entanto, investir em tecnologia nem sempre se traduz em sucesso. Faça as contas e se não estiver a verificar um retorno do investimento é sinal de que algo não está bem e precisa de ser reavaliado. Por vezes, as iniciativas de transformação digital não têm o impacto esperado no negócio ou as metodologias para as implementar não são as mais corretas, atrasando os projetos.
Outro problema de apostar em tecnologia que não está a ter impacto no seu negócio é que o orçamento desse projeto impede que seja atribuído a outras ideias ou projetos mais promissores, daí a importância de avaliar constantemente os resultados das suas iniciativas.
3. A sua equipa não está a cooperar?
Um dos grandes chavões ligados à transformação digital é que as suas iniciativas não são apenas melhorias ao negócio apoiadas em tecnologia, são também mudanças na cultura da organização.
Mudar a cultura é sempre mais difícil do que mudar algo palpável como a tecnologia, por isso é importante que as equipas sejam coordenadas e colaborem entre si. Especialmente nos casos em que a mudança passa pela implementação de uma cultura digital e implica uma mudança drástica no dia-a-dia das pessoas.
Uma alteração trazida pela pandemia foi a mudança do trabalho presencial para o regime de teletrabalho. Aqui as organizações tiveram de se reajustar, não só tecnologicamente, passando as suas operações para a cloud, por exemplo, mas também na implementação de modelos mais flexíveis para a organização das equipas e das tarefas.
As empresas que contrariam estas tendências vão assistir a que, mais tarde ou mais cedo, a força de trabalho se transfira para outras empresas com modelos mais flexíveis e que estão mais avançadas na sua transformação digital.
Avalie, repense e acelere a sua transformação digital
A concretização bem sucedida das iniciativas de transformação digital requer uma mudança fundamental na cultura da organização e na forma como esta opera, tendo em vista a otimização de processos com a ajuda da tecnologia. Por vezes, essa mudança é acelerada por fatores externos à organização. Foi o caso do surto de covid-19 que atinge a economia mundial, obrigando muitas empresas a fazer ajustes ao seu negócio em tempo record.
No entanto, não significa que tudo tenha de ser alterado na sua organização (até porque isso custa dinheiro). O mais importante é avaliar se investimento feito está a dar resultados. Se não estiver, então faça os ajustes necessários para acelerar o seu negócio rumo à transformação digital.
Precisa de um parceiro para acelerar a transformação do seu negócio? Contacte-nos!