Scroll Top

4 razões que provam que a tecnologia aumenta a produtividade do negócio

4 razões que provam que a tecnologia aumenta a produtividade do negócio

O tema da produtividade não é novo: a procura por estratégias para aumentar a produtividade do negócio é uma preocupação antiga das organizações.

 

O desenvolvimento tecnológico permitiu encontrar formas de otimizar fluxos de trabalho, reduzir o desperdício e tempo de execução das tarefas e, assim, encontrar novas oportunidades para aumentar a eficiência do negócio.

 

As organizações estão cada vez mais interessadas em tirar partido da tecnologia, especialmente numa altura em que grande parte dos seus colaboradores e clientes já se sentem confortáveis com a utilização de tecnologia, muito pela mudança de hábitos de trabalho e de consumo trazidos pela pandemia de covid-19. Por exemplo, a penetração do comércio eletrónico nos Estados Unidos que tinha como previsão os 24% em 2024, devido à pandemia atingiu os 33% em 2020.

 

O teletrabalho como a resposta possível para a maioria das empresas continuarem a operar em tempos de pandemia fez com que as organizações tivessem de apostar na acessibilidade dos seus sistemas, por exemplo, para que conseguissem atingir os seus objetivos de negócio.

 

Partilhamos 4 razões para apostar na tecnologia, tendo em vista atingir uma maior produtividade do negócio.

 

1. Melhora a proximidade entre os colaboradores

 

O teletrabalho trouxe alguns desafios para as organizações, nomeadamente de acessibilidade aos seus sistemas. Muitas tiveram que rapidamente pensar em soluções baseadas em tecnologia, por exemplo soluções cloud, para que conseguissem operar eficientemente fora das portas das suas instalações físicas. Agora é possível trabalhar em qualquer local e a qualquer hora, caso seja necessário e sem obstáculos na comunicação, dados inacessíveis ou queda na produtividade.

 

Vários estudos realizados nos últimos meses mostram que a produtividade é mais elevada em teletrabalho do que num escritório. Em média, colaboradores em teletrabalho são 47% mais produtivos do que os que estão em “ambiente de escritório”.

 

O facto de uma empresa conseguir operar totalmente em regime de teletrabalho também permite ampliar os locais onde pode procurar talento, ou seja, um colaborador agora pode integrar uma organização sem impedimentos de localização geográfica ou fusos horários.

 

Além disso, neste modelo, as organizações podem optar por instalações mais reduzidas ou abrir escritórios remotos, reduzindo os custos operacionais.

 

2. Mais colaboração, comunicação e organização

 

Atualmente, grande parte da força de trabalho já está familiarizada a comunicar através de diferentes suportes, por exemplo chamadas, videochats ou mensagens instantâneas e que permitem uma interação contínua entre os colaboradores, mesmo trabalhando à distância.

 

A par das ferramentas de comunicação, muitas organizações investiram também em ferramentas de colaboração online, nomeadamente para produzir ou trocar documentos e ficheiros facilmente, já que, por norma, possuem informação crucial para a produtividade dos negócios. A par disso, muitas organizações implementaram também ferramentas para controlar projetos e gerir melhor as tarefas alocadas a cada elemento da sua equipa. Estas ferramentas são muito orientadas à produtividade e eficiência de recursos, o que permite ganhos de produtividade.

 

3. Simplifica as tarefas repetitivas

 

As pequenas tarefas repetitivas podem, muitas vezes, ser automatizadas por pequenas aplicações ou até pequenos ajustes às tarefas do dia-a-dia de forma a trazer ganhos de eficiência ao negócio imediatos.

 

A automação pode eliminar totalmente as taxas de erro e, em pouco tempo, concluir um grande volume de tarefas repetitivas, muitas vezes, em várias plataformas ao mesmo tempo. Deste modo, as organizações podem libertar os recursos que estavam alocados a essas tarefas e permitir que estes se concentrem em novos projetos, por exemplo.

 

4. Elimina os pontos problemáticos do negócio

 

Quando as organizações começam a avaliar criticamente as suas aplicações, normalmente encontram alguns problemas. Esses problemas, quando corrigidos, por norma aumentam drasticamente a produtividade das equipas.

 

Se um colaborador demora 5 minutos a concluir uma tarefa que poderia fazer num único minuto devido à lentidão de uma aplicação, então é urgente perceber como se pode otimizar essa tarefa, seja através da modernização da aplicação existente ou do desenvolvimento de uma nova solução.

 

Em jeito de resumo…

 

A adoção da tecnologia é uma ótima forma de rapidamente obter melhorias para a produtividade do negócio. Desde sistemas que permitem otimizar os processos da organização até algoritmos de inteligência artificial que permitem automatizar tarefas, qualquer investimento, se feito com o parceiro tecnológico certo, irá beneficiar o seu negócio.

 

Por fim, sabia que colaboradores felizes são 13% mais produtivos? Se precisa de ajuda para avaliar como aumentar a produtividade com o recurso à tecnologia, contacte-nos!