Amplamente marcado pelas dificuldades decorrentes da maior corrida de sempre por talento e pelas ameaças e ataques à cibersegurança de muitas estruturas, 2022 vai ser lembrado pelo setor tecnológico como um ano que testou a resiliência e a capacidade de adaptação da maior parte das empresas.
Já de olhos postos em 2023 identificamos e anunciamos quais as principais tendências tecnológicas que vão marcar o próximo ano:
- Potenciar serviços à distância: o remoto entrou no nosso quotidiano para ficar e, no caso dos fornecedores de serviços, investir no lançamento de soluções novas vai, cada vez mais, passar por respostas à distância, eficientes e seguras, que resolvam necessidades essenciais do dia-a-dia – como o atendimento público;
- Investir em segurança: processos que privilegiam a segurança das operações e dos dados vão continuar a ser uma das formas de mitigar vulnerabilidades e combater ataques. Para 2023, a Opensoft prevê que as melhores políticas de desenvolvimento aplicacional, assentes em metodologias ágeis e políticas de desenvolvimento seguro, serão fundamentais para mitigar os ciberataques;
- Concretizar as iniciativas de transformação digital: se a pandemia levou a uma urgência na adaptação e criação de alternativas aos modelos de operação existentes até então, o próximo ano vai ficar marcado por investimentos capazes de consolidar as iniciativas de transformação digital em curso. Tanto a Inteligência Artificial como sistemas que tiram o melhor partido dos dados gerados pelas organizações irão ajudar a alavancar novos níveis de transformação digital;
- Focar nos sistemas de informação: para manterem os negócios operacionais no próximo ano, as áreas tecnológicas, em conjunto com as equipas de operações e vendas das empresas terão de se focar na eficiência de operação, apostando-se cada vez mais em soluções tecnológicas. Neste sentido, será diferenciador as empresas reavaliarem as áreas mais críticas dos seus sistemas de informação e desenvolverem planos de geração de soluções novas, adaptadas à realidade emergente;
- Apostar na sustentabilidade: a tecnologia vai, cada vez mais, ser usada para resolver problemas e as preocupações de âmbito ambiental vão ganhar maior relevo em 2023. As empresas devem contemplar não apenas a sua sustentabilidade interna, mas igualmente a dos seus clientes, no sentido de se atingir otimização em toda a cadeia.
Para Rui Cruz, Diretor de Projeto da Opensoft, “em 2023 vamos continuar a viver num ambiente marcado por alguma incerteza, daí a importância das empresas pensarem em estratégias digitais focadas na competitividade do seu negócio ”. Ainda de acordo com este responsável, “vai ser muito importante investir em processos de transformação digital para criar valor aos clientes, otimizar processos, gerar eficiências e privilegiar a segurança”.