Graças a um projeto da Opensoft, Cabo Verde está agora oficialmente equipado com Chave Móvel Digital (CMD), um meio de autenticação e assinatura digital, certificado pelo Estado, que permite aceder a portais públicos e privados, bem como assinar documentos digitais através de um login.
Iniciado em 2020 e agora efetuado o seu lançamento ao público, o projeto foi desenvolvido pela Opensoft em colaboração estreita com a NOSi, a entidade pública local com a responsabilidade de promover a governação digital e de definir modelos e sistemas adequados para o efeito, juntamente com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Tal como em Portugal, a CMD em Cabo Verde é uma solução única certificada de autenticação e assinatura digital, que permite ao seu titular aceder a vários portais públicos e privados, e assinar documentos digitais, com um login único (modelo de single sign-on). Ao associar um número de telemóvel ao documento de identificação do utilizador (Cartão Nacional de Identificação), a CMD prevê a inserção de um código PIN escolhido pelo cidadão e de um código temporário adicional que, em conjunto, garantem a segurança do procedimento. A solução permite o acesso a diversos serviços – como assinar ou renovar documentos, alterar uma morada ou pedir certidões – com facilidade e conveniência, evitando filas e libertando os balcões físicos de atendimento para situações cuja resolução não pode ser conseguida online.
“A disponibilização da autenticação digital aos cabo-verdianos é uma conquista dupla para a Opensoft: por um lado, contribuímos para a transformação digital e para a modernização da Administração Pública do país; por outro, consolidamos o investimento que temos vindo a fazer no mercado dos PALOP e, concretamente, em Cabo Verde”, afirma Rui Cruz, CEO da Opensoft. “Sabemos que é desejo do Executivo cabo-verdiano não ficar por aqui e alargar a digitalização de serviços às empresas e organizações, algo que nos deixa muito entusiasmados quanto à interoperabilidade entre serviços, ao desenvolvimento e ao futuro que estamos a ajudar a construir”, conclui.
Amplamente assumida como crucial para a concretização de metas de eficiência e competitividade, a digitalização de serviços vai manter-se uma prioridade na proposta de valor da Opensoft, responsável pela implementação de grandes projetos de transformação digital.