Scroll Top

Fatura da Felicidade: novo projeto para o combate à economia paralela em Cabo Verde

Fatura da Felicidade: novo projeto da Opensoft contribui para o combate à economia paralela em Cabo Verde

A Opensoft implementou uma nova solução digital em Cabo Verde, com o objetivo de incentivar a solicitação de faturas com o número de identificação fiscal (NIF). A Fatura da Felicidade é uma das medidas do Governo cabo-verdiano para combater a economia paralela e a evasão fiscal no país.

 

A Fatura da Felicidade é um sistema de sorteio com base no número das faturas, faturas-recibo, talões de venda e recibos de renda que tenham sido emitidos com o NIF do contribuinte. O projeto pretende combater a evasão fiscal associada à omissão do NIF na emissão do documento comprovativo de determinada transação.

 

“Estamos empenhados em continuar a apoiar as iniciativas do Governo de Cabo Verde no combate à fraude e à evasão fiscal”, afirmou Rui Cruz, CEO da Opensoft, “Ao longo de mais de 20 anos de atividade, a Opensoft tem-se posicionado como uma empresa experiente no desenvolvimento de soluções tecnológicas, um parceiro para a construção de uma sociedade mais justa e transparente”, completa o responsável.

 

O sistema implementado para o sorteio das faturas inclui um portal web e aplicação móvel. No portal web está disponível a consulta de todas as informações relacionadas com o sorteio, que inclui uma área pública, com informações gerais sobre o concurso e uma área privada que permite ao contribuinte a consulta de cupões e faturas associadas.

 

A aplicação móvel oferece ao contribuinte a possibilidade de consultar cupões e faturas associadas a partir de dispositivos móveis.

 

Esta não é a primeira ferramenta administrativa implementada pela tecnológica em Cabo Verde. A Opensoft tem contribuído para a digitalização de alguns serviços nos países africanos de língua oficial portuguesa.

 

Em julho do ano passado, a tecnológica implementou a Chave Móvel Digital, um meio de autenticação e assinatura digital, certificado pelo Estado cabo-verdiano, que concede o acesso a Portais da Administração Pública, bem como assinar documentos digitais através de um login.