Scroll Top

Life Event Design: desenhar serviços digitais centrados no utilizador

Live Event Design

Nas últimas décadas, a transformação digital tem redefinido a forma como os utilizadores interagem com os serviços digitais, quer sejam públicos ou privados. A digitalização trouxe avanços significativos de eficiência na disponibilização dos serviços, mas também revelou um novo desafio estrutural: apesar dos progressos alcançados a nível da interoperabilidade, simplificação de processos e otimização de sistemas, alguns serviços continuam ainda a ser concebidos com base na lógica interna das organizações, tornando a experiência do utilizador menos fluida e intuitiva.

Estes progressos, visíveis em modelos como as plataformas One-Stop Shop (modelo de negócio que oferece uma grande variedade de produtos ou serviços num único local ou plataforma), têm contribuído para melhorar o acesso à informação e articulação entre entidades. No entanto, o verdadeiro salto de qualidade acontece quando se olha para além das fronteiras organizacionais e se passa a desenhar serviços a partir das necessidades dos utilizadores.

O que é o Life Event Design?

O Life Event Design trata-se de uma abordagem que propõe repensar a forma como os serviços são estruturados e disponibilizados, ou seja, em vez de estruturar a oferta de acordo com as entidades envolvidas, esta metodologia centra-se nos momentos de vida que originam a interação entre o utilizador e os serviços digitais.

Envolvendo tanto serviços públicos como serviços privados, em situações como o nascimento de um filho, a mudança de morada, a compra de uma habitação ou de um automóvel, são acontecimentos que originam necessidades específicas que, muitas vezes, envolvem várias organizações distintas. Neste tipo de acontecimentos a abordagem do Life Event Design poderá ser muito benéfica, pois esta visa articular as etapas num percurso coerente e integrado, garantindo que o utilizador encontra uma experiência fluida, orientada e segura. Esta abordagem baseia-se na colaboração entre sistemas, partilha segura de dados e acima de tudo um desenho centrado na experiência do utilizador.

Segundo um inquérito da consultora BCG, 71% dos utilizadores deparam-se com problemas online no acesso a serviços públicos, incluindo falhas técnicas, tempos de processamento longos, navegação complexa e dificuldade em encontrar o que precisam.

O Life Event Design pode ajudar a resolver estes desafios, propondo uma mudança estrutural na forma como os serviços digitais são concebidos. Ao alinhar tecnologia, experiência do utilizador e interoperabilidade, o Life Event Design permite criar percursos digitais mais simples e claros, capazes de melhorar o nível de satisfação dos utilizadores e aumentar a eficiência das instituições.

Em jeito de conclusão…

O Life Event Design representa um passo fundamental na maturidade digital dos serviços digitais. Ao integrar inovação tecnológica e uma visão centrada no cidadão, esta abordagem cria experiências mais simples e eficientes.

A Opensoft é especialista em desenvolver soluções tecnológicas que apoiam a criação de serviços digitais centrados no utilizador. Se procura um parceiro para o ajudar a reformular os seus serviços, contacte-nos para agendarmos uma conversa!

Deixe um comentário