A Transformação Digital é essencial para o sucesso de sua organização. Quantas vezes já ouviu isto? Mas, quantas pessoas já lhe explicaram o que é, efetivamente, a Transformação Digital?
A verdade é que o termo Transformação Digital é muito abrangente e irá deparar-se com várias definições. Há uma ideia generalizada de que a Transformação Digital é a utilização da tecnologia para melhorar o negócio. No entanto, isso é apenas uma parte do processo de Transformação Digital numa organização. A Transformação Digital é muito mais do que usar tecnologia e relaciona-se com a alteração dos processos internos de uma organização, abrangendo a forma como tira partido das novas oportunidades do mercado e a relação com os consumidores.
Para que a organização seja bem sucedida na sua transformação é necessário definir uma estratégia, cujo foco é, não só a organização, mas também o cliente. Para ajudar na definição dessa estratégia, consulte este “Transformação Digital de A a Z” para ter a certeza que domina todos os conceitos.
Análise de dados
Os dados são considerados o recurso mais valioso da atualidade. Porquê? Porque ajudam a tomar decisões e a antever necessidades dos clientes. A análise de dados oferece às empresas maior interação e personalização com os seus clientes e a possibilidade de prever tendências de mercado.
Barreiras
Desde a falta de interesse dos colaboradores da empresa até às dificuldades em gerir um orçamento reduzido, são raros que os processos de digitalização que não encontram barreiras. Essas barreiras podem ser ultrapassadas com a execução imediata de ações específicas que tenham resultados a curto prazo para a empresa, colaboradores e clientes.
Chatbots
São os assistentes virtuais mais populares e permitem revolucionar a comunicação online com o cliente, um elemento importantíssimo nos processos de transformação digital. Um chatbot está disponível para atender o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana garantindo um apoio eficiente e próximo.
Disrupção
É um termo associado a empresas que conseguiram transformar o mercado, mesmo que, no início da atividade da empresa, esse mesmo mercado não os considerasse uma ameaça. Os casos da Uber, Airbnb ou Spotify são alguns exemplos.
Estados
Brian Solis, investigador e analista digital, desenvolveu uma escala que identifica 6 estados de transformação digital em que cada organização se pode situar: business as usual, present and active, formalized, strategic, converged e innovative and adaptive. Os estados são ordenados de acordo com o caminho que a organização está a traçar para atingir a maturidade digital.
Falhar
Planear os processos de Transformação Digital numa empresa pode ser um desafio, porque nem sempre há consenso sobre quais as áreas a serem alvo de transformação. Este facto, acrescido do ceticismo da administração da organização, a resistência à mudança dos colaboradores, entre outros, pode levar ao insucesso dos processos de Transformação Digital.
Guia
Os processos de Transformação Digital precisam de ser guiados. O líder digital (ou líderes) motiva e inclui equipas e responsáveis da organização nos processos de Transformação Digital, incentivando-os a ter um papel ativo na sua execução. Deste modo, aumenta as hipóteses de sucesso da estratégia digital.
Herança
As empresas mais antigas utilizam alguns sistemas que foram implementados no início da sua atividade, os chamados legacy systems. Estes sistemas, ainda que antigos, sustentam alguns processos críticos para as empresas e a sua eliminação ou modernização implica tantos riscos e custos que as empresas preferem mantê-los. Assim, os processos de Transformação Digital têm de ter em conta a herança da organização.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) tem um papel muito importante em processos de Transformação Digital, porque é uma fonte de dados que pode gerar novas oportunidades de negócio. Se um dos objetivos da Transformação Digital é melhorar a relação o cliente, a possibilidade de o acompanhar 24h através de diferentes dispositivos que estão ligados à Internet e comunicam entre si é algo muito poderoso.
Jornada
Para melhorar a relação entre a empresa e o cliente, é normal recorrer ao desenho do mapa da jornada do cliente. Este é uma representação das expectativas, experiências e reflexões de um cliente ao longo da sua relação com uma empresa ou produto. Esta ferramenta ajuda as empresas a definir quais os aspetos que devem ser prioritários para melhorar a relação com os clientes, que novas tecnologias devem usar e quais os modelos de negócio que podem ser desenvolvidos.
KPIs
Os KPIs (indicadores de desempenho) são ferramentas essenciais para medir o sucesso dos processos de Transformação Digital. Alguns KPIs possíveis são: os resultados financeiros, a satisfação do cliente ou a produtividade dos colaboradores da empresa.
Líderes
Normalmente os processos de Transformação Digital são orientados por um ou vários líderes digitais (que podem ser responsáveis por cada iniciativa da empresa, por exemplo) que têm como funções promover a inovação na cultura da empresa, fomentar o entusiasmo e a curiosidade pelos processos de transformação que a empresa está a implementar e garantir que todos os colaboradores estão empenhados que os processos sejam bem sucedidos.
Mobilidade
Não há dúvidas que cada vez mais usamos o telemóvel e estamos quase sempre ligados à Internet. Segundo o INE, 72% dos portugueses acederam à Internet em 2017 através de dispositivos móveis. Assim, associar transformação digital e dispositivos móveis é quase obrigatório.
Nativos Digitais
Em breve, os clientes serão todos nativos digitais, ou seja, nasceram numa altura em que acesso à Internet é facilitado e utilizam-na desde que são crianças. Este cenário não é favorável às empresas tradicionais e exige que se adaptem rapidamente às necessidades e aos hábitos de consumo destes nativos digitais.
Otimização
Muitas vezes, a otimização ganha à transformação. A transformação implica muito mais esforço para uma empresa e, muitas vezes, o caminho escolhido é o da otimização digital, que consiste em melhorar a eficiência e a eficácia do modelo de negócio em vigor na empresa. A otimização digital permite melhorias na empresa, mas não é o melhor caminho para aquelas que têm como objetivo ser disruptivas no mercado.
Parcerias
Implementar os processos de transformação digital não é tarefa fácil. Ter o auxílio de um ou mais parceiros com experiência na área pode ser a diferença entre alcançar os objetivos com sucesso ou considerar que o esforço dedicado aos processos de Transformação Digital foi uma grande perda de tempo.
Qualidade
A qualidade não pode ser esquecida nos processos de Transformação Digital. É importante não só manter a qualidade do serviço/produto, mas também a qualidade dos sistemas utilizados pelos colaboradores para evitar perdas de produtividade. Além disso, é importante assegurar a qualidade dos dados recolhidos pelas novas plataformas implementadas para poder utilizá-los para melhorar o negócio.
Redução de Custos
É quase imediata a relação entre Transformação Digital e a redução de custos. A automatização de processos manuais tem um efeito imediato nos custos de uma organização não só visível na infraestrutura tecnológica, mas também no tempo necessário para executar tarefas.
Simplificar
Transformação Digital tem tudo a ver com simplificar, uma tarefa essencial para qualquer organização que deseja manter-se competitiva. Reduzir a complexidade na gestão do negócio através da automação, reduzir o número de aplicações utilizadas pela organização e introduzir metodologias ágeis na gestão de projetos são algumas iniciativas que ajudam a simplificar.
Tecnologia
A tecnologia é um elemento importante dos processos de Transformação Digital, mas se o foco do processos for apenas a tecnologia é bem possível que a transformação do negócio não seja bem sucedida. É muito importante não esquecer as pessoas!
Utilizador
O cliente é um dos elementos mais importantes dos processos de Transformação Digital. Assim, é fundamental proporcionar a melhor experiência possível ao utilizador através de plataformas usáveis e acessíveis em qualquer dispositivo.
Visão
Com a Transformação Digital, as organizações precisam de redefinir a sua visão tendo em conta o valor acrescido que podem oferecer ao cliente. A visão de uma empresa deve evoluir ao longo do tempo, acompanhando as alterações proporcionadas pela tecnologia.
Wearables
Os wearables – dispositivos eletrónicos que podem ser usados como acessórios ou até serem implantados no corpo – fazem parte da estratégia de Transformação Digital de muitas organizações. A utilização de um smartwatch, por exemplo, permite que o acesso e partilha de informação entre os colaboradores da empresa dentro e fora da empresa de uma forma muito conveniente.
X (Geração)
Esta geração foi a grande impulsionadora dos processos de Transformação Digital a nível global e a compreender a necessidade e os benefícios desses processos para os consumidores, já que representam 51% dos cargos de liderança em todo mundo.
Y (Geração)
A Geração Y (ou millennials) beneficia das mudanças resultantes dos processos de Transformação Digital. São uma geração que abraça e promove a inovação e, por norma, não gosta de hierarquias. Assim, foi especialmente para esta geração que as empresas desenvolveram formas de manterem o contacto quase permanente com os seus clientes.
Zzzzzzz
Não adormeça! Segundo os dados do IDC, 28% das 500 maiores organizações nacionais estão resistentes à Transformação Digital. Comece o seu processo de transformação digital da sua organização em breve e, se precisar de ajuda, contacte a Opensoft para o apoiarmos nesse processo.
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