Não é preciso consultar estatísticas para chegar à conclusão que os dispositivos móveis se transformaram na primeira forma de acesso à Internet. Mas, para os mais céticos, aqui estão alguns números: em 2018, 52.2% do tráfego tinha como origem o smartphone e em 2017, o número total de downloads de aplicações móveis atingiu os 197 biliões.
Assim, as organizações estão a apostar em disponibilizar aplicações móveis para proporcionar melhores experiências de utilização, quer em mobile, quer em desktop. Hoje, ter uma aplicação móvel é tão obrigatório, como há uns anos, ter um site era essencial para um negócio.
Mas quando se pensa no desenvolvimento de uma app, há diferentes caminhos que podem ser seguidos (nativa, web app, híbrida). Independentemente do modelo de desenvolvimento, surgem sempre alguns entraves à disponibilização da aplicação: ora porque é dispendioso, ora porque demora tempo ou, por vezes, o investimento até foi feito, mas a experiência do site e da aplicação não são idênticas, causando frustração ao utilizador.
Já tínhamos falado sobre as diferenças entre apps nativas e web apps, mas entretanto, uma nova opção começou a ganhar terreno no mercado. Tratam-se das Progressive Web Apps (PWAs).
De uma forma simples, uma PWA é uma aplicação móvel que é executada a partir de um navegador e que funciona como uma aplicação nativa na forma de navegação e na possibilidade de utilizar recursos do dispositivo, como a câmara fotográfica. A principal diferença em relação a uma aplicação nativa é que não é necessário descarregá-la a partir de uma loja de aplicações e pode ser utilizada em qualquer sistema operativo.
As PWAs estão a ser adotadas em diferentes setores e podem ser uma solução para as organizações que ainda não investiram na sua presença mobile e pretendem oferecer uma experiência de utilização aos seus utilizadores a partir de dispositivos móveis.
Mas além de melhorar a experiência de utilização que outras vantagens têm as PWAs? Explicamos outras vantagens na lista abaixo.
1. Mais rapidez e menor utilização de dados
Comparativamente às aplicações nativas, as PWAs exigem uma quantidade menor de dados móveis na sua utilização, funcionam offline e não exigem um armazenamento significativo no dispositivo. Assim, é possível aceder à informação mesmo em conexões mais lentas.
2. Atualizações automáticas
As aplicações nativas necessitam de ser atualizadas sempre que é lançada uma nova versão. Se essa atualização for feita com recurso a dados móveis, pode levar a um enorme consumo de dados, e consequentemente, aumentar os custos para o utilizador.
As PWAs atualizam-se quando são utilizadas, tal como os sites. Esta é uma grande vantagem para qualquer negócio, que pode atualizar a aplicação de forma imediata, ao contrário das aplicações nativas que carecem de um tempo de aprovação para serem disponibilizadas nas lojas.
3. Os custos são mais baixos
O custo de desenvolvimento de uma PWA é muito mais baixo do que desenvolver uma aplicação nativa. Uma aplicação nativa necessita de ser desenvolvida para dois sistemas (iOS e Android cobrem quase 100% do mercado), o que pode ser muito dispendioso.
4. Integram-se na estratégia de marketing
O tempo de carregamento é um dos elementos considerados para o posicionamento de uma aplicação nos motores de pesquisa. Uma vez que o tempo de carregamento de uma PWA é muito mais baixo do que uma aplicação nativa, esta será indexada automaticamente pelos motores de pesquisa, aumentando o sucesso da estratégia de marketing digital da organização.
5. Trazem resultados para o negócio
Dada à facilidade de acesso à PWA (não ser necessário descarregar a partir da loja, por exemplo), os utilizadores passam mais tempo na aplicação, consomem mais conteúdo e, por isso, executam mais ações, nomeadamente de compra. Além disso, as PWAs permitem enviar notificações push para potenciar o engajamento dos utilizadores.
O motor de pesquisa de preços de hotéis, Trivago, obteve um aumento de 150% de utilizadores que adicionaram a sua aplicação ao ecrã do seu dispositivo móvel. Foi possível aumentar o engajamento em 97% nos cliques de ofertas de hotéis. No universo de utilizadores que interromperam a utilização e ficaram em offline, verificou-se que 67% continua a navegação quando voltam a ficar on-line.
Juntando o melhor das aplicações nativas e web apps, as PWAs são uma mais-valia para qualquer negócio e demonstram que a organização está a dar prioridade ao utilziador, disponibilizando formas mais rápidas para aceder a informação que consideram relevante.
O custo de desenvolvimento de uma PWA em relação a uma aplicação nativa é substancial, mas é sempre importante avaliar todas as opções, porque cada organização tem as suas especificidades e o importante é que a aplicação seja utilizada para melhorar a relação com o consumidor.
Fale connosco para definirmos em conjunto qual a melhor estratégia mobile para a sua organização!