Através da parceria que fizemos com o BEST Lisboa (Board of European Students of Technology, grupo de Lisboa), que funciona no IST, este ano participámos no programa Inside View. Com este programa recebemos dois alunos de engenharia informática, que vieram ver ‘por dentro’ como é ser um engenheiro na Opensoft durante um dia.
Foi uma experiência tanto para eles como para nós. Por isso fizemos alguma preparação, quisemos manter uma boa aproximação à realidade de um dia típico de um Consultor, mas que fosse representativo de algumas atividades chave que fazem parte do desenvolvimento de um projeto.
O Miguel e o Vasco foram recebidos pelo Bruno Alves Teixeira e pelo Ricardo Mascarenhas que são nossos Consultores Sénior.
Depois de uma breve apresentação sobre a Opensoft, feita pela Coordenadora de RH – Mariana, seguiram para o local onde estão as equipas dos projetos para aí ficarem a conhecer como é o dia de trabalho de um Consultor nas nossas equipas. Esse local foi a Autoridade Tributária e Aduaneira que acedeu a colaborar connosco.
O resto do dia foi passado a conhecer as tecnologias que são usadas em cada projeto, as metodologias de desenvolvimento, participaram numa reunião de ponto de situação de projeto e até meteram a mão na massa: tiveram de analisar um issue de um projeto e encontrar a solução.
Para nós foi um dia óptimo porque nos fez olhar para o nosso trabalho de uma perspectiva completamente diferente, de fora. E pelo feedback que recebemos do Miguel e do Vasco, foi uma boa experiência para eles:
“Foi excelente poder ter conhecido o Bruno e acompanhado o Ricardo no seu dia de trabalho. Adorei a oportunidade de ter assistido à reunião que a equipa da aplicação do IRS fez e também de ter programado um bocadinho na vossa aplicação.
Foi realmente uma experiência que recomendaria a todos os alunos, porque vê-se como é o ambiente de um engenheiro informático no contexto da consultoria.”Vasco Ferreira – aluno LEIC – IST
Em relação ao que aconteceu propriamente durante o dia, gostei bastante da maneira como o abordaram, dando a conhecer o que a Opensoft faz no seu dia-a-dia, os projectos em que trabalha e que tipo de oportunidades que disponibilizam. Nota bastante positiva para a equipa da Opensoft que nos recebeu bastante bem e revelou um bom clima entre todos no seu espaço de trabalho. Deu para ficar a conhecer a maneira como trabalham e como se organizam com os vários projectos que têm em mão.
Miguel Júlio – aluno MEIC – IST
Esta é sem dúvida uma excelente iniciativa do BEST Lisboa, esperamos poder repetir a participação no próximo ano.
Um abraço ao Vasco e à equipa acolhida, pois se aprende com técnica e com respeito às pessoas.