Scroll Top

7 barreiras que os IT Managers podem enfrentar e como ultrapassá-las

7 barreiras que os IT Managers podem enfrentar e como ultrapassá-las

Como é que as organizações sobrevivem num mercado tão competitivo e em constante atualização? A resposta pode estar na procura da melhoria contínua e na velocidade de adaptação a novas tecnologias. O IT Manager deve fomentar o investimento em tecnologia para sustentar o desenvolvimento e a eficiência numa organização, caso contrário corre o risco de ficar atrás dos seus concorrentes.

 

A incorporação de novas tecnologias pode ser muito desafiante, e ao longo do processo de identificação ou adoção de novas soluções é usual os IT Managers depararem-se com algumas das barreiras que enumeramos abaixo:

 

1. O ceticismo

 

Implementar mudanças não é fácil e irão sempre existir vozes a defender a manutenção do estado atual das coisas, nomeadamente por nem sempre ser fácil perceber os benefícios que podem resultar dos processos de transformação.
Reunir algumas projeções para quantificar os ganhos em receitas e eficiência para o negócio podem ajudar a reduzir o ceticismo na organização.

 

2. Falta de orçamento

 

Dependendo das áreas de negócio e das prioridades da organização, pode não ser fácil aprovar os orçamentos necessários a novos investimentos em tecnologia.
Fundamentar a decisão na estratégia global do negócio e apresentar uma visão e estratégia fundamentada a longo prazo pode ser uma solução para convencer a organização a investir.

 

3. Problemas de integração

 

Antes de introduzir uma nova tecnologia ou desenvolver um novo sistema é importante avaliar a forma como serão integrados nos sistemas já existentes na organização. Este é um ponto essencial, já que as novas aplicações vão ter de funcionar em paralelo com as existentes.
Para endereçar as questões de integração que possam surgir é importante avaliar as tecnologias utilizadas na organização, perceber como evoluíram ou estão a evoluir, para garantir que os novos investimentos respondem às necessidades futuras da organização, sem comprometer o seu funcionamento.

 

4. Falta de interesse dos colaboradores

 

É frequente as mudanças serem questionadas e não serem totalmente compreendidas pelos colaboradores, mas o seu envolvimento e apoio são críticos para o sucesso deste tipo de projeto.
É importante que exista um fluxo constante de informação e que se envolvam os colaboradores ao longo do processo de desenvolvimento das novas aplicações. Estes podem colaborar quer nas fases de definição de requisitos, manifestando-se sobre as suas necessidades, quer na fase de testes, onde podem realizar alguns testes de usabilidade, por exemplo.

 

5. Recursos Limitados

 

Após a implementação de novos sistemas, surge a necessidade da sua manutenção. Nem sempre a organização tem os recursos suficientes para fazer a gestão correta das novas aplicações. Para tirar partido da tecnologia, é necessário investir tempo e esforço de forma contínua.
É importante assegurar uma equipa com as qualificações certas e dedicada a gerir e atualizar os novos sistemas, para que o investimento de hoje seja proveitoso a longo prazo.

 

6. Preocupações com a possibilidade da mudança afetar o negócio

 

Planear, mudar, implementar novas aplicações é sempre um desafio já que, normalmente, os colaboradores têm sempre algum receio que as mudanças afetem o negócio.

Nenhuma mudança na organização ocorre sem riscos, mas para minimizar o efeito desta barreira, o ideal é planear os trabalhos para que o processo de mudança seja tão breve o quanto possível.

 

7. Necessidade de formação

 

Novos sistemas e novas tecnologias apontam quase sempre para uma nova necessidade: formação aos colaboradores da organização.
É aconselhável prever, antes do início do projeto, custos e o tempo necessários para formação adequada a cada tipo de colaborador.

 

Já se deparou com estas ou outras barreiras? Como as conseguiu ultrapassar? Se necessitar de um parceiro para ajudar na atualização tecnológica da sua organização, conte com o nosso serviço de consultoria tecnológica.