Nos primórdios da tecnologia da informação as empresas investiam em redes e hardware, de forma a garantir o processamento de informações e armazenamento de dados. Atualmente, redes e hardware já são omnipresentes e as empresas procuram tirar partido da tecnologia para aprofundar o conhecimento do mercado e melhorar o seu negócio.
A tecnologia deixou de ter apenas um papel de suporte à organização sendo muitas vezes um driver para a modelação de novos negócios. Veja-se a área de big data, por exemplo, que permite analisar grandes conjuntos de dados para encontrar tendências de mercado. Contudo, grande parte das empresas ainda está a usar a tecnologia como suporte às suas atividades, não tirando partido do seu potencial para criar novos negócios.
Então, não é surpreendente que os IT Managers tenham dificuldade em provar à gestão da organização que a tecnologia não é meramente um custo e pode trazer valor acrescentado ao negócio.
O trabalho de alinhar os objetivos tecnológicos com os objetivos de negócio é um dos maiores desafios atuais para os IT managers, que têm um contributo importante neste processo, já que segundo um relatório da Gartner de 2016, 23% dos IT Managers são vistos como aliados na área do negócio pelos CEOs da empresa.
Como é que os IT Managers podem ajudar a alinhar objetivos tecnológicos e de negócio? Deixamos-lhe algumas ideias.
1. Avaliar o valor que a tecnologia pode trazer ao negócio
Exceto quando a tecnologia é parte do negócio de uma organização, a maior parte das empresas consideram que a tecnologia serve apenas para suportar as suas atividades e funciona em segundo plano. Ainda que a direção dessas organizações tenha a perceção que a tecnologia é essencial para o seu bom funcionamento e competitividade, a tecnologia tem o peso de despesa adicional (mesmo que necessária).
É necessário demonstrar à administração que a tecnologia pode impulsionar o negócio e nada melhor do que fazer uma avaliação de como é que a tecnologia pode aumentar os lucros, reduzir os custos, melhorar a produtividade ou a relação com o cliente.
2. Definir as métricas apropriadas
De acordo com o relatório da Gartner, quase 20% das organizações já investiram em ferramentas de medição de métricas relevantes para o negócio, sendo expectável que em 2021 este número suba para os 60%. O problema é que, muitas vezes, a organização não sabe muito bem o que fazer com os dados que recolhe, nem quais as métricas a utilizar para melhorar o seu negócio.
As métricas às quais se deve dar prioridade são aquelas que permitem obter informação em tempo-real dos utilizadores/consumidores. Os dados que caracterizam os utilizadores, a forma como interagem com a tecnologia que a organização disponibiliza e o impacto desta nas suas tarefas diárias são informações vitais quando se procura alinhar a tecnologia com o negócio. As experiências, expectativas e a frustração causadas pelos problemas tecnológicos podem estabelecer uma boa base para o alinhamento do negócio e trazer benefícios para a organização.
De acordo com a Gartner, “historicamente o foco estava em começar de baixo para cima” ou seja, no hardware da infraestrutura de servidores, armazenamento e redes e então, construir a partir daí. O problema é que este método não consegue incluir a relevância da tecnologia no negócio. Devido à natureza variável da infraestrutura tecnológica, não faz sentido iniciar esforços na recolha de informação de uma perspetiva que provavelmente não fornecerá dados sobre a experiência do utilizador.
Além de trazer métricas valiosas à direção, os IT Managers também podem tornar-se mais “amigáveis” nas reuniões da direção da organização, utilizando menos jargão tecnológico e explicando de forma simples como é que a tecnologia pode melhorar o negócio. Deverão também apostar em demonstrar as possibilidades a longo prazo e conhecer melhor as necessidades de cada membro da direção.
3. Participar ativamente na definição dos objetivos do negócio
É importante que os IT Managers conheçam as necessidades de cada departamento da organização. Uma das formas de obter esse conhecimento é ouvir ativamente a equipa para entender os desafios que têm de ultrapassar, as suas frustrações e desejos.
Para além disso, os IT Managers utilizam demasiada linguagem técnica, o que prejudica a sua interação com outras áreas de negócios, por exemplo. É importante que a linguagem técnica seja simplificada para que todos compreendam qual o papel da tecnologia no desenvolvimento do negócio.
O papel do IT Manager é essencial para demonstrar que a tecnologia é um veículo para o crescimento do negócio. A Transformação Digital implica que as necessidades atuais do mercado obriguem os IT Managers a não se focarem apenas na tecnologia e se preocuparem com as necessidades do negócio, promovendo a utilização da tecnologia a favor do crescimento da organização.