O poder da tecnologia e a sua importância no mundo dos negócios é inegável. As empresas estão pressionadas a evoluir, tanto na forma como operam, como na forma como fazem negócio. A tecnologia é, normalmente, o elemento central dessa evolução e tem como objetivo a adaptação dos processos da empresa às exigências atuais do mercado.
A necessidade de transformar os processos e os tornar digitais pode ser desafiante para as organizações, mas ficar parado não é opção. A digitalização é o caminho certo para melhorar um negócio, no entanto é necessária uma estratégia digital específica para a organização. Uma estratégia digital sólida e a sua correta execução são determinantes para o crescimento da organização e atingir o maior retorno possível sobre o investimento.
O que é uma estratégia digital?
Para algumas pessoas, a palavra digital refere-se a um canal, por exemplo sempre que se utiliza uma aplicação móvel. Contudo, o digital pode ser muito mais abrangente e alargar-se a muitas outras áreas, como as vendas e os canais de distribuição, além dos próprios produtos e/ou serviços que a organização disponibiliza. Há ainda, paralelamente, o conceito de digitalização de processos que, de forma resumida, implica a transformação do trabalho manual através de software.
Quando uma organização altera a sua forma de funcionar, por exemplo, permitindo o acesso aos seus serviços através de canais digitais, está a trabalhar para a digitalização da organização. Neste sentido, a estratégia digital é semelhante à estratégia tecnológica. Na prática, investe-se em tecnologia para obter resultados, mas em que é que se investe?
Possivelmente cada setor de uma organização irá responder de uma forma diferente: na área tecnológica é possível que considerem a migração para serviços cloud como sendo a estratégia digital e no marketing a aposta nos canais digitais, o elemento central da estratégia.
Na verdade, a melhor forma de definir estratégia digital é pensar que engloba os serviços cloud, o investimento nos canais digitais, o investimento em novos produtos e na análise de big data, entre outros. Ou seja, a estratégia digital são todas as ações que vão ocorrer na empresa, tendo como objetivo a sua transformação digital.
Como definir uma estratégia digital?
Antes de começar a definir uma estratégia, é importante definir os objetivos e quais as razões para aplicar uma estratégia digital. Implementar uma estratégia digital só porque os concorrentes também o fizeram, não será a estratégia mais viável.
Muitas vezes, pensa-se que se a organização está a implementar alguma ação rumo à sua digitalização é positivo. No entanto, essas ações não fazem sentido se não estiverem a ir em direção aos objetivos do negócio. Por outro lado, esperar pelo futuro para decidir quais as medidas a implementar, pode resultar em quebras para o negócio ou mesmo ditar o fim da organização.
O impacto económico de uma estratégia digital é muito elevado, mas nem todas as empresas têm orçamento disponível para investir na sua digitalização. Então, importa fazer uma análise ponderada das áreas a investir.
É frequente que as organizações se concentrem nos seus produtos e serviços, normalmente uma opção que exige investimentos significativos nas áreas de digitalização e inovação. Mas há áreas que podem ser mais vantajosas para o negócio, como a otimização dos canais de fornecedores ou a melhoria da infraestrutura tecnológica. Uma estratégia digital deve ter em conta a realidade económica da organização e estar contextualizada com os seus produtos e serviços.
Execução ou estratégia?
Temos vindo a mencionar como a estratégia digital é importante, mas esta não vale de nada se não for bem executada. Na verdade, estratégia e execução são igualmente importantes, mas muitas das empresas que se estão a ser disruptivas no mercado, são aquelas que se preocuparam em definir uma estratégia (Mckinsey, 2017).
As organizações que se mobilizam para responder eficazmente aos desafios e oportunidades digitais são aquelas capazes de agir de forma transversal na organização, reunindo os recursos e as competências de todas as áreas da organização de forma integrada. Ou seja, todos os elementos da organização trabalham de forma colaborativa e de maneira contínua, garantindo o sucesso da estratégia digital.
É também importante que a estratégia digital esteja alinhada com os objetivos do negócio e da organização. Por exemplo, quando se desenvolve um novo produto, pode ser mais proveitoso investir no modelo de negócio do produto do que pensar exclusivamente no canal de vendas digital. Deste modo, o efeito do investimento será mais visível, uma vez que há um investimento em todas as áreas do negócio.
O mesmo se verifica na situação inversa: quando a área de vendas é um foco de problemas, delinear uma estratégia digital para os resolver , em vez de por exemplo, apostar na migração para a cloud terá, à partida, resultados mais positivos.
Então, onde é que a sua organização deve investir? Cada casa é único, por isso entre em contacto com a nossa equipa de especialistas em estratégia digital para trabalharmos em conjunto na digitalização da sua organização.