Scroll Top

Quais os negócios que podem beneficiar com PWAs?

Quais os negócios que podem beneficiar PWAs?

É bem sabido que o investimento em canais digitais deve ser uma prioridade para grande parte dos negócios. Os dispositivos móveis, nomeadamente a disponibilização de uma aplicação móvel, são uma área em que muitas organizações estão a apostar. Mas, por onde começar?

 

Existem várias formas de desenvolver uma aplicação móvel, contudo há uma nova abordagem que tem vindo a ganhar terreno nos últimos tempos, as Progressive Web Apps (PWAs). Esta solução permite que um site funcione com o look and fell de uma aplicação móvel, apesar de ser acedido a partir de um browser, e inclusivamente, permite que seja adicionado ao ecrã principal do dispositivo.

 

Depois da generalização dos sites responsivos, as PWAs estão a transformar a forma como as organizações se posicionam no canal mobile, tendo como consequência, por exemplo, o aumento de vendas online.

 

Um caso de sucesso no setor da restauração é a cadeia Starbucks, que viu o número de subscritores do seu plano de fidelização aumentar os acessos via web em 65%. A aplicação nativa da Starbucks obrigava a uma autenticação para que os utilizadores pudessem aceder às vantagens do plano de fidelização e fazer os seus pedidos na loja, no entanto, os clientes não eram fiéis o suficiente para passarem pelo processo de registo. Como a PWA permitia conhecer e aceder aos benefícios do plano e fazer pedidos sem autenticação, mais utilizadores tiveram acesso ao plano e perceberam quais as vantagens reais de o utilizar.

 

Mas não é só a Starbucks que está a aproveitar as vantagens das PWAs, existem muitos outros negócios que podem usufruir das vantagens das PWAs.

 

E-commerce

 

No e-commerce é muito importante que as aplicações estejam disponíveis em qualquer dispositivo e sistema operativo. A PWA permite isso de forma bastante económica, uma vez que o seu desenvolvimento é muito mais barato do que a implementação de uma aplicação nativa.

 

Além disso, o m-commerce, ou seja, transações feitas através de um dispositivo móvelcontinua a crescer (79% dos utilizadores fizeram uma compra utilizando um dispositivo móvel nos últimos 6 meses) e as empresas estão cada vez mais preocupadas com a performance dos seus sites.

 

No que diz respeito ao desempenho, as PWAs ganham. O carregamento das páginas é mais rápido do que em aplicações nativas e isso tem efeito direto na redução da taxa de rejeição da aplicação (isto é, o número de utilizadores que abandonam a aplicação antes desta ser carregada). Se os utilizadores não abandonam a aplicação, então a hipóteses de gerarem receita aumentam.

 

Banca

 

Os bancos devem considerar as PWAs, porque o acesso aos conteúdos via dispositivos móveis tem vindo a aumentar. Tendo em conta as diferentes opções de sistemas operativos, velocidades de conexão à Internet e resolução de ecrãs, uma abordagem à disponibilização de informação de forma mais rápida, leve e flexível é sempre bem-vinda pelos utilizadores.

 

Seguros

 

Na área dos seguros, a tendência é que surjam aplicações que forneçam informações personalizadas aos utilizadores, por exemplo através da monitorização da condução do utilizador, ser possível calcular qual o seu estilo de condução.

 

O problema no setor dos seguros é que normalmente, não há uma aplicação que englobe todos os tipos de seguros, obrigando o utilizador a instalar mais do que uma aplicação no dispositivo (a aplicação do seguro automóvel, do seguro de saúde, etc).

 

A opção à disponibilização de várias aplicações é o desenvolvimento de uma PWA que integre todas as tipologias associadas a uma seguradora. Além de permitir a centralização da informação, permite o envio de notificações aos utilizadores, relembrando, por exemplo a data limite de uma oferta.

 

Média

 

Navegação off-line, carregamento rápido, atalhos no ecrã do dispositivo do utilizador são algumas das vantagens das PWAs. Assim, não é de estranhar que portais noticiosos, como a Forbes, tenham reestruturado o site para o converter em PWA, tendo como grande vantagem a redução do tempo de carregamento das páginas.

 

Na indústria dos média e dos portais de informação o tempo de carregamento é muito importante e em termos de desempenho, as PWAs são muito superiores às aplicações nativas.

 

O investimento numa PWA será útil a muitos outros setores, especialmente para organizações que ainda não disponibilizam uma aplicação móvel. As PWAs estão a revolucionar o mundo das aplicações móveis e serão, possivelmente, o standard no futuro.

 

Quer disponibilizar uma aplicação móvel aos seus clientes e não sabe por onde começar? Contacte-nos!

 

 

Posts relacionados