Scroll Top

Os desafios da transformação digital que as organizações precisam de ultrapassar

Os desafios da transformação digital que as organizações precisam de ultrapassar

 

A digitalização está a reescrever as regras da concorrência e o risco das organizações serem ultrapassadas é real. Apesar de vital para grande parte das organizações, os desafios da transformação digital são exigentes e nem sempre é fácil conseguir que as iniciativas sejam finalizadas e atinjam o sucesso.

 

A transformação digital é um processo contínuo de mudança na forma como as organizações fazem negócio e exige investimentos na estrutura, nos processos e, muitas vezes, na componente tecnológica da organização.

 

Os desafios da transformação digital

 

Os desafios da transformação digital têm influência em diferentes áreas da organização, da tecnologia aos processos, passando pelos colaboradores de cada departamento. Se as iniciativas prevêem a introdução de um novo sistema, é natural que a organização enfrente o desafio da adoção a um novo sistema, ou seja, antever se todos irão conseguir usar o sistema ou se existirão resistências à mudança na forma de executar as tarefas.

 

De forma a evitar as resistências às mudanças e acelerar os resultados do negócio, as organizações devem criar estratégias para promover os benefícios da mudança, estabelecer expectativas reais e garantir a formação quer em novos sistemas, quer em novos processos ou formas de trabalhar.

 

Mas, afinal quais são os desafios que as organizações enfrentam? Fazemos um pequeno resumos dos principais desafios e como as organizações os podem ultrapassar.

 

1. A falta de estratégia

 

É bastante comum que as empresas comecem a implementar iniciativas de transformação digital sem estratégia, planeamento e com a convicção de que a digitalização é um processo único.

 

Assim, antes de iniciar qualquer processo de transformação digital é importante avaliar em que estágio de transformação digital se encontra a organização e perceber por onde se pode começar a digitalização. Uma bom princípio é começar por desenhar um mapa da jornada do cliente e recolher informação do utilizador/consumidor através de observação, pesquisa e entrevistas.

 

2. Visão a curto prazo

 

Um dos maiores desafios de quem promove iniciativas de transformação digital é assegurar que estas sejam concluídas e não sejam interrompidas após os primeiros meses. para isso é essencial envolver cada uma das pessoas da organização, incluindo a sua camada de gestão.

 

Outro problema frequente que as organizações se deparam é a fadiga do projeto. Estas iniciativas envolvem tantas pessoas (internas e externas) e por um período tão longo que o cansaço da equipa é inevitável.

 

3. Alteração da cultura da empresa

 

A alteração da cultura organizacional é um fator crucial e, não raras vezes, subvalorizado para garantir uma transformação digital bem-sucedida.

 

Mudar a cultura é sempre mais difícil do que mudar algo palpável como a tecnologia, por isso é importante que as equipas sejam coordenadas e colaborem entre si. Especialmente nos casos em a mudança passa pela implementação de uma cultura digital e implica uma mudança drástica no dia-a-dia das pessoas.

 

4. Alinhar os objetivos do negócio com os desafios tecnológicos

 

As organizações precisam de compreender que já não é uma questão de usar a tecnologia para melhorar a experiência dos seus clientes, mas sim como, quando e com que rapidez se executam as melhorias.

 

Além disso, não basta fazer uma iniciativa de transformação digital, é necessário que a direção da organização corra os riscos necessários para transformar os seus processos e adote uma cultura contínua de inovação.

 

5. Como aproveitar os dados disponíveis

 

Os dados alteraram substancialmente a forma de fazer negócio e permitem que as empresas tomam decisões, obtendo vantagem competitiva sobre outras organizações.

 

Existem dois desafios relacionados com os dados nas iniciativas de transformação digital. O primeiro é de infraestrutura, uma vez que é necessário garantir o armazenamento e estruturação dos dados recolhidos/armazenados. O outro relaciona-se com a gestão e segurança da informação, já que com a centralização de dados torna-se essencial não comprometer a segurança da informação.

 

É importante que as organizações tenham em mente que a digitalização é um caminho para reposicionar as organizações tendo em vista o seu crescimento e adaptação às novas necessidades do mercado, logo é natural que surja vários desafios. A sua organização também está a promover iniciativas de transformação digital? Quais os desafios com que se está a deparar?