Uma estratégia de transformação digital implica, muitas vezes, alterações significativas na organização, nas metodologias de trabalho e no modelo de negócio. Consequentemente, pode ser um desafio passar pela mudança e conseguir atingir os resultados esperados.
A taxa de sucesso das iniciativas de transformação digital está muito ligada à colaboração dentro da organização, funcionando mesmo como um catalisador do processo. Um estudo da Mckinsey sobre a chave para o sucesso em iniciativas digitais destaca a colaboração entre unidades de negócio como um agente relevante para aumentar a probabilidade de sucesso da estratégia implementada.
Assim, vamos revelar-lhe como e porque é que a colaboração entre equipas pode ser determinante para a transformação digital da sua organização.
Plano transversal às equipas
Tenha este conceito em mente: todos os departamentos podem e devem contribuir no plano de transformação digital.
Por um lado, é importante incluir as equipas na definição de estratégias digitais para a organização, até porque cada departamento terá insights que serão uma mais-valia para o desenho da estratégia. Por exemplo, duas áreas da organização podem complementar-se, dando uma visão mais rica do perfil do cliente. Deste modo, é possível identificar fortes oportunidades de melhoria que terão grande impacto na decisão do plano de transformação digital a adoptar.
Por outro lado, sendo que uma estratégia de transformação digital requer mudança e adaptação, o trabalho de equipa é essencial para garantir que a organização está alinhada nos objetivos e a colaborar para os atingir.
A influência do talento e da cultura
Em qualquer organização são as pessoas que fazem o negócio funcionar e também são elas que têm o poder de gerir a mudança. Há ferramentas e sistemas digitais que podem ser ótimos para o desenvolvimento do negócio, mas sem as equipas a dar-lhes uso e a tirar o máximo partido delas, não têm grande valor. Da mesma forma, as organizações precisam de ferramentas colaborativas, atualmente até para responder às necessidades geradas pela pandemia e o trabalho remoto.
No entanto, para além destas ferramentas, também são importantes a natureza e cultura da organização, isto é, como esta está estruturada, como é gerida e organizada para proporcionar um ambiente de colaboração. Assim, ter as competências, os sistemas e a cultura alinhados para conduzir as iniciativas de transformação digital é igualmente relevante.
Dar prioridade à modernização dentro da organização
Um processo de transformação digital pode começar com alterações internas: se os sistemas e ferramentas que a organização usa internamente estão desatualizados, como podem possibilitar uma boa experiência aos seus clientes? Mesmo relativamente ao desempenho das equipas, a modernização proporciona ganhos de produtividade nas operações diárias e pode ainda dar lugar a novas maneiras colaborativas de trabalhar.
Clareza e transparência do processo de transformação
Como em qualquer projeto que envolve mudança, é importante deixar claro o papel e responsabilidades de cada um. Clarificar o que cada iniciativa de transformação digital significa para as pessoas e para o negócio tem impacto na forma como essas iniciativas são recebidas e, consequentemente, nos resultados alcançados. Assim, a direção da organização tem de ser específica e clara sobre a visão que tem para o negócio e fomentar a ideia de que há uma missão conjunta em que todos contribuem para atingir o sucesso.
Para concluir…
Reconhecemos que pode ser desafiador gerir e controlar todas as suas iniciativas de transformação digital. Se por um lado, a tecnologia permite novas formas de trabalhar, a colaboração entre equipas é essencial para o avanço das iniciativas de transformação e, tal como a eficiência e produtividade, torna-se um parâmetro importante para o sucesso destas.
Se desejar saber como pode aumentar o nível de colaboração entre as suas equipas, entre em contacto connosco!