No ano em que comemora os 20 anos de presença no mercado, a Opensoft reforça o crescimento do volume de negócios em 20%. A qualificação dos recursos tem sido uma das prioridades, com mais de 2000 horas de formação ministradas em pouco mais de seis meses.
A Opensoft aumentou no primeiro semestre de 2021 o seu volume de negócios em 20% comparativamente ao mesmo período homólogo, e deve continuar a crescer até ao final do ano. Em 2020 atingimos um volume de negócios de 5,17 milhões de euros, o valor mais alto de sempre desde a criação da empresa, “tendo em consideração os projetos que estamos a conseguir concretizar, estamos confiantes que no final de 2021, vamos ultrapassar este marco”, conta José Vilarinho, CEO da Opensoft.
Este ano, já foram contratados 20 novos talentos e pretendemos continuar a recrutar, essencialmente engenheiros de software e analistas funcionais com alguns anos de experiência ou recém-licenciados.
Os recursos humanos são um dos pilares da empresa que contribuem ativamente para o sucesso, mas tal só é possível investindo continuamente na formação dos mesmos, “continuamos a apostar na qualificação e formação dos nossos colaboradores, uma vez que é assim que garantimos a motivação dos mesmos e a qualidade das aplicações que desenvolvemos. Esforçamo-nos genuinamente para reforçar os seus conhecimentos, queremos que cresçam a nível pessoal e profissional, e providenciamos um ambiente onde podem aplicar e evoluir as suas competências”, explica José Vilarinho.
Só em 2021 já houve um investimento em mais de 2000 horas de formação, como formações técnicas, de gestão, arquitetura ou análise. Para além disso, todos os colaboradores participaram na formação “Trabalhar a partir de casa” e a equipa de gestão da Opensoft participou numa ação específica de gestão de equipas à distância.
Atualmente, contamos com uma equipa de 95 pessoas e estivemos mais de um ano em trabalho 100% remoto, não obstante o escritório ter estado sempre operacional para quem preferisse ou precisasse. Agora vamos iniciar um regime misto, com trabalho presencial um dia por semana.
Para 2022, as expectativas mantêm-se positivas e passam por um crescimento sustentado a todos os níveis, assim como a consolidação de parcerias, especialmente em mercados internacionais.
“Temos motivos para celebrar e foi o que fizemos. Numa festa presencial que juntou todos os que têm contribuído ao longo destes 20 anos para o sucesso deste nosso percurso: colaboradores, ex-colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores, num amplo espaço aberto, garantindo o cumprimento de todas as regras padronizadas pela DGS”, conta José Vilarinho.