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Como definir uma estratégia para valorizar os seus dados?

Como definir uma estratégia para valorizar os seus dados?

Atualmente as organizações recolhem grandes quantidades de informação e a perspetiva para o futuro é que os dados gerados pelos negócios continuem a aumentar. Há, no entanto, o desafio de obtê-los de forma eficiente e depois saber processá-los e analisá-los. Assim, é fundamental definir uma estratégia para tirar partido dos mesmos e otimizar os recursos.

 

Segundo a definição da Gartner, uma utilização eficiente dos dados significa ter um processo altamente dinâmico para apoiar a aquisição, organização, análise e partilha de dados como suporte ao desenvolvimento do negócio. Neste artigo partilhamos 3 aspetos a ter em conta para valorizar os dados da sua organização:

 

– Uniformização e partilha

 

Se a sua organização recolhe dados de diversas fontes, deve considerar uniformizar a organização dos mesmos. Não só para que sejam tratados de forma semelhante e consistente, mas também para não se perder nenhuma informação. Quando cada departamento trata dos seus dados de forma isolada, é mais provável que se desperdicem recursos ou que haja trabalho duplicado.

 

Além disso, armazenar os dados de forma uniforme simplifica a partilha dentro da organização. Estes processos são essenciais, por um lado, para tornar os dados acessíveis e permitir encontrar informação facilmente; e por outro, garantir a conformidade com os padrões de segurança e privacidade. Um bom ponto de partida para a uniformização é incluir regras de nomenclatura ou até mesmo criar um glossário das terminologias mais usadas.

 

– Escalabilidade

 

Sabemos que os dados estão a crescer em volume e complexidade. Para acompanhar essa evolução, a utilização dos dados tem de escalar, tanto quanto à capacidade de armazenamento como à de processamento.

 

Por exemplo, não há muito tempo atrás, falaríamos apenas da recolha de dados mais básicos como a idade ou área de residência dos clientes. Hoje em dia já conseguimos obter dados mais ricos que permitem analisar o comportamento dos consumidores e eventualmente antecipar as preferências de milhões de pessoas.

 

É, por isso, expectável que no futuro as organizações se venham a aperceber de outras oportunidades para aproveitar o valor dos dados em diferentes áreas do negócio. Assim, é necessário uma estrutura tecnológica robusta e escalável, que permita a consistência e sincronização entre diferentes fontes e também a extração da informação decisiva, consoante o crescimento da organização.

 

– Objetivos do negócio

 

Por último, mas não menos importante, o alinhamento com os objetivos estratégicos do negócio. Para obter algum valor, não basta recolher o máximo de dados possível. São os objetivos do negócio que determinam as perguntas a fazer, as fontes de recolha de dados, a frequência com que são analisados e o tipo de análise que é feita.

 

Consequentemente, a valorização dos dados não pode ser pensada de forma isolada à restante organização. É a estratégia do negócio que dita as questões críticas e a prioridade com que precisam de ser respondidas através da análise dos dados.

 

Em jeito de conclusão…

 

Os dados são uma valiosa fonte de informação. Não só porque permitem conhecer melhor os seus clientes e proporcionar-lhes uma oferta de valor acrescentado, mas também pela possibilidade de otimizar processos internos. Sem uma estratégia, torna-se difícil aproveitá-los.

 

Para além da recolha de dados, o sucesso da estratégia é determinado pela forma como são processados e com que ferramentas. Depois de identificar de que dados precisa, o próximo passo é pensar na tecnologia que isso implica, desde o armazenamento ao processamento e análise. Na Opensoft temos experiência no desenvolvimento de aplicações com a recolha, estruturação e validação massiva de dados. Fale connosco e obtenha as ferramentas certas para tornar o seu negócio mais eficiente.