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Benefícios da transformação digital no setor público

Benefícios da transformação digital no setor público

A transformação digital no setor público traz enormes mais-valias uma vez que tem um impacto direto nos custos e na eficiência dos serviços prestados ao cidadão. Dados do Governo Português indicam que a implementação da Estratégia de Transição Digital na Administração Pública, pensada para o período 2021-2026, tem investimentos alinhados com o PPR (Plano de Recuperação e Resiliência) que ascendem a cerca de 600 M€.

 

Em apenas cinco anos, o Governo pretende tornar o setor público mais orientado à criação de valor e às expectativas dos cidadãos e empresas, prestando serviços mais intuitivos, rápidos, integrados e inclusivos, funcionando de forma mais inteligente e transparente, através da exploração do potencial das plataformas digitais e da utilização mais eficiente dos dados.

 

Recorde-se que a implementação da Estratégia para a TIC 2020, que antecedeu à que agora está em vigor, assegurou a conclusão de mais de 700 projetos, representando um investimento de cerca de 300 milhões de euros com os quais foi possível alcançar um impacto de cerca de 720 milhões de euros de benefícios e poupanças (TIC e não TIC).

 

Mas quais são afinal os verdadeiros benefícios da transformação digital no setor público? Com a chegada da Covid-19, os serviços públicos viram-se forçados a abraçar em tempo record processos de digitalização para dar resposta às necessidades dos cidadãos, essencialmente à distância. O mundo mudou no ensino e na saúde, nos espetáculos e na cultura, no setor privado e também no público. Contas feitas, são evidentes os benefícios, dos quais destacamos:

 

#1 Melhor resposta ao cidadão

 

A adoção de novas tecnologias no último ano e meio permitiu melhorar a prestação de serviços públicos que se tornaram, em muitos casos, mais funcionais, conectados e ágeis. Se, por um lado, a disponibilização de serviços digitais evita que as pessoas tenham de se deslocar para resolver problemas, esperar longas filas ou imprimir inúmeros papéis; por outro, as respostas ao cidadão tornam-se mais eficientes e seguras.

 

#2 Digitalização e inovação

 

A digitalização dos processos, associada cada vez mais à inovação, é uma mais-valia que beneficia tanto os funcionários quanto os cidadãos. Ao criar um ecossistema digital, em que a analítica, a gestão de dados ou as redes se juntam, torna-se mais rápido responder às necessidades de quem precisa dos serviços da administração pública. Tornamos também o trabalho muito mais eficaz, sempre suportado nos últimos desenvolvimentos tecnológicos, como é o caso da solução da Opensoft para atendimento digital por vídeo – que possibilita ainda uma ligação visual e personalizada.

 

#3 Diminuição da burocracia

 

Associar serviços públicos à burocracia é algo muito comum, até porque, muitas das vezes, se geram entraves e entropias que desgastam e dificultam a eficiência interna dos setores administrativos. A transformação digital no setor público ajuda a colmatar estas questões, permitindo analisar e anular os pontos que travam a conclusão dos pedidos. Ao mesmo tempo, melhora a comunicação interna entre departamentos e todo o trabalho realizado.

 

#4 Aumento da produtividade e eficiência

 

A transformação digital não está apenas focada nos processos em si, tem também como meta afetar positivamente os funcionários das instituições. Ora, ao deixar para trás um sistema burocrático, lento e oneroso, a parte humana do trabalho sai favorecida, pois através da automatização consegue-se aumentar a produtividade e motivação das equipas. Capacitar os funcionários e reescrever o trabalho, com foco na sua satisfação e na do cidadão, é fundamental numa administração pública moderna.

 

Em conclusão…

 

O acesso online aos serviços, a otimização dos recursos e, claro, a eliminação de tarefas repetitivas, propicia funcionários mais motivados e comprometidos. A tecnologia simplifica as suas tarefas, acelera o acesso ao conhecimento e permite que se trabalhe a partir de qualquer lugar – fomentando um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Tudo isto reflete-se no nível de serviço prestado, sendo a transformação digital um claro exemplo de win-win.

 

Desmaterializar processos e proporcionar a melhor experiência possível ao utilizador, garantindo sempre a segurança da informação e a proteção dos dados, é um caminho que não pode parar.

 

A nossa equipa de engenheiros de software tem uma larga experiência e as competências necessárias para ajudá-lo nesta jornada. Conhecemos bem as especificidades da Administração Pública e temos desenvolvido inúmeros projetos que garantem a melhor solução tecnológica para cada desafio. Entre em contacto para discutirmos em conjunto a sua próxima inovação!