Scroll Top

5 tendências tecnológicas para 2022

5 tendências tecnológicas para 2022

Com o ano a chegar ao fim, está na altura de pensar nas tendências tecnológicas para 2022.

 

Sabemos que nesta área a evolução é rápida e, por isso, fica difícil prever o que o futuro reserva. Os últimos dois anos trouxeram-nos muitos imprevistos e desafios, que puseram à prova a resiliência das organizações em todo o mundo. Durante esse período, a tecnologia teve um lugar de (ainda maior) destaque e o mesmo se prevê para os próximos tempos.

 

Identificámos 5 tendências tecnológicas que acreditamos que vão marcar o próximo ano. A saber:

 

#1 A automação veio para ficar

 

O conceito de automação já não é novidade. Com a crescente necessidade de digitalização e excelência operacional, a automação tem sido reconhecida pelas suas vantagens ao nível da eficiência e produtividade nas organizações modernas. Para 2022, a Gartner prevê uma tendência de hiper automação que vai possibilitar um crescimento significativo e melhor desempenho aos negócios que automatizarem rapidamente o maior número de processos possível. Para tal, as equipas devem focar-se em três aspetos principais: melhorar a qualidade do trabalho, acelerar os processos do negócio, e privilegiar a agilidade.

 

#2 Inteligência na tomada de decisão

 

Mais uma previsão da Gartner, que indica que até 2023 mais de um terço das grandes organizações terão implementado modelos de decision intelligence. Isto significa que, através da tecnologia, se pode compreender e estruturar a forma como as decisões são tomadas. Tudo com base na integração de dados, modelos de analítica e plataformas que suportam e automatizam as decisões. A partir daí, é possível avaliar e melhorar continuamente estas decisões, analisando as estratégias da concorrência ou avaliando o histórico de decisões, para criar uma vantagem competitiva.

 

#3 Padrões de segurança cada vez mais elevados

 

A aceleração das iniciativas digitais pode aumentar a exposição a riscos de cibersegurança. Para minimizá-los, tanto para as organizações como para os seus clientes, torna-se fundamental que existam, por defeito, padrões de segurança cada vez mais elevados. Exemplos desta tendência são o aumento das plataformas que não permitem a criação de palavras-chave fracas ou as que recomendam automaticamente práticas de segurança aos utilizadores. A MuleSoft salienta ainda que todas as camadas da infraestrutura tecnológica de uma organização devem estar em conformidade com estes padrões.

 

#4 A capacitação digital torna-se indispensável

 

Com o digital a tornar-se essencial para qualquer organização que procure manter-se competitiva, não há dúvida que as competências tecnológicas devem prevalecer nas várias dimensões da organização. A IDC estima que os funcionários em 60% das empresas vão liderar a transformação e incorporar a resiliência digital nas suas funções, até 2024. Portanto, prevê-se que a influência da capacitação digital comece, desde já, a produzir efeitos. Em Portugal, mais especificamente, também o PRR inclui um segmento para cursos em formação digital, abordando temas como a utilização dos dados e a cibersegurança.

 

#5 Inteligência Artificial em todo o lado

 

Há alguns anos atrás, “smart” estava associado a dispositivos conectados – smartphones, smart TVs, brinquedos smart… Hoje em dia, “smart” cada vez mais significa ser movido por inteligência artificial (IA), destaca Bernard Marr, colunista da Forbes. A IA tem apoiado a inovação em diversas indústrias: desde carros inteligentes que usam algoritmos de reconhecimento facial para detetar se o condutor está a prestar atenção à estrada, aos smartphones que nos ajudam a tirar melhores fotografias. Também ao nível das organizações, a IA promete continuar a revolucionar os processos, permitindo a eliminação de trabalho repetitivo e a diminuição da margem para erro.

 

Acreditamos que estas são algumas das tendências que irão influenciar o mercado em 2022. Na sua opinião, quais terão mais impacto no novo ano?

 

Só o tempo o vai confirmar, mas temos uma certeza: a transformação digital é um caminho sem retorno e com muito valor para as organizações que queiram inovar e tornar-se mais eficientes. Na Opensoft temos apoiado inúmeras organizações, públicas e privadas, a fazer crescer o seu negócio, tirando partido da tecnologia. Conte connosco em 2022!

 

 

Posts relacionados