Digitalização, inovação ou foco no consumidor são os grandes objetivos de muitas iniciativas de transformação digital. Se a maioria das organizações sabe que precisa de uma estratégia digital para o seu negócio ser competitivo, muitas ainda não acertaram no caminho para atingir o sucesso. Assim, quais os erros a evitar durante os processos de transformação digital?
Numa altura em que 38% das organizações preveem investir mais em tecnologia para aumentarem a sua vantagem competitiva (McKinsey, 2020), antecipando-se à possibilidade dos seus modelos de negócio se tornarem obsoletos, importa investir com “garantias”.
Naturalmente que nenhuma estratégia de transformação digital é infalível e os fatores para o sucesso são tão amplos (desde a cultura da empresa à capacidade de investimento), que nem sempre é possível controlar tudo. Mas, é possível tirar ilações de cenários que, à partida, irão dificultar o sucesso das iniciativas de transformação digital.
Então, quais os erros a evitar nos processos de transformação digital? Listamos alguns dos mais recentes para que a sua organização tenha maior probabilidade de sucesso.
Considerar a transformação digital como algo rápido
Não é que a transformação tenha de ser sempre um processo lento, mas também não é chegar, implementar e ver os resultados no dia seguinte. Se alguém lhe disser que é assim que funciona a transformação digital, provavelmente o seu investimento não será bem-sucedido. Primeiro, implementar mudanças é sempre um processo sensível e depois há que ter em conta os processos existentes, os serviços/produtos disponíveis e, claro, as pessoas.
A transformação digital é uma busca pela melhoria através da implementação de iniciativas que podem ter, ou não, cariz tecnológico. Uma forma de tentar evitar os erros é começar com pequenas iniciativas (mas que muitas vezes têm um tremendo impacto no negócio) e ir gerindo investimento e benefícios de forma sensata com iniciativas de curto, médio e longo prazo.
Inexistência de esquemas de modelos de dados
Uma organização é constituída por vários departamentos e, muitas vezes, cada um desses departamentos tem uma forma específica de organizar e tratar a informação. Algumas equipas utilizam folhas de cálculo ou e-mail para tratar os dados manualmente, incluindo os processos críticos do negócio.
Esta situação, além de não permitir o fácil acesso e partilha de dados entre toda a organização, também atrasa e complica os procedimentos de tomada de decisão.
Nestes casos, é essencial que se promovam ações de padronização dos dados em todos os departamentos para que seja utilizada uma estrutura única. Assim, garante-se que todos os sistemas ou aplicações existentes na organização irão comunicar entre si.
Processos de tomada de decisão não são em tempo real
Este erro é o passo seguinte à inexistência de modelo de dados. Neste caso, a organização já tem os sistemas integrados e um modelo de dados único (possivelmente até fruto de iniciativas de transformação digital), mas os processos de decisão ainda continuam lentos.
Como agilizar a tomada de decisão? Em primeiro lugar, é necessário automatizar os processos manuais e repetitivos, depois é possível iniciar a construção de modelos matemáticos para os processos de negócio relevantes e desenvolver algoritmos que possam, de forma automática, acelerar a tomada de decisão.
Outra opção é a implementação de aplicações para comunicação em tempo real que devem permitir que a equipa da organização carregue dados, aprove ou rejeite decisões de forma automática. O objetivo é que os algoritmos despoletem decisões automaticamente, que depois de validadas pela equipa, permitam diminuir o tempo de decisão de semanas para minutos, por exemplo.
Não ter uma visão global da organização
As iniciativas digitais devem ser implementadas transversalmente a toda a organização e apoiadas pela sua equipa de liderança.
A equipa de liderança deve ter uma visão clara dos objetivos e estratégia a implementar, uma vez que são estes elementos que vão estar presentes durante todas as etapas da jornada de transformação digital, motivando e inspirando a sua equipa a abraçar e a fazer a mudança.
Caso os líderes não estejam motivados, envolvidos e dedicados à transformação, provavelmente as iniciativas irão falhar.
Em jeito de conclusão…
A transformação digital ajuda muitas organizações a serem mais eficientes, a melhorar significativamente a experiência do cliente e a acelerar a inovação para permitir que se situem à frente da sua concorrência em mercados que estão em constante mudança.
Para garantir o sucesso da sua estratégia digital e evitar erros ou falhas, junte-se a um parceiro com experiência para aumentar as probabilidades de sucesso. A Opensoft tem uma vasta experiência em processos de transformação digital em pré, durante e pós-pandemia, ajudando as organizações a ficarem mais próximas dos seus utilizadores e aumentarem a produtividade. Entre em contacto connosco para definirmos os próximos passos da sua estratégia digital!