A crescente necessidade de desmaterializar o atendimento das organizações, mantendo a interação presencial, levou a Opensoft a criar uma solução de negócio que melhora a experiência do utilizador enquanto otimiza os recursos do prestador de serviços, mantendo a relação de proximidade e toda a segurança do processo.
A Opensoft acaba de lançar o produto idfyme, uma solução que visa digitalizar o atendimento aos cidadãos, mantendo as vantagens do atendimento presencial.
O idfyme tem como clientes potenciais todas as entidades inovadoras que pretendam concretizar a transformação digital do atendimento ao público, mantendo uma relação de proximidade e contacto pessoal, sem abdicar da segurança dos dados e credibilidade do serviço prestado.
Para José Vilarinho, CEO da Opensoft, “O idfyme foi criado para digitalizar o atendimento ao público, eliminando a necessidade de deslocações.” Ainda para este responsável, “trata-se de um avanço assinalável em termos de comodidade e experiência do utilizador, uma vez que se garante o contacto pessoal a que o público se habituou no atendimento presencial, mas evitando filas e deslocações físicas. Acreditamos que este produto é importante para a gestão diária do país e para a perceção que Portugal emite para o exterior em termos de capacidade inovadora em serviços essenciais do dia a dia”.
Desenvolvido para responder a todos os desafios da desmaterialização de serviços tanto na esfera pública como na privada, o idfyme permite aproximar as instituições do público, na realização de todos os atendimentos, desde o mais simples (como esclarecimento de questões), aos processos mais complexos (como por exemplo abertura de contas bancárias ou renovação de documentos de identificação).
Em termos práticos, este produto traduz-se na instalação de uma aplicação móvel, na qual é feito o registo individual do utilizador e a seleção do serviço para o qual pretende agendamento. Uma vez agendado, o atendimento eletrónico pode ser feito a partir de qualquer lugar, com toda a simplicidade e comodidade, garantindo a credibilidade e a segurança da informação que é prestada. Do ponto de vista da instituição, existe uma aplicação web, que permite aos colaboradores gerir e realizar os atendimentos dos serviços de forma mais eficiente e controlada.
De acordo com Rui Cruz, Diretor de Projeto do idfyme, “o desenvolvimento do idfyme representa um salto em termos de diferenciação no mercado tecnológico, uma vez que aglomera num único produto vários componentes essenciais ao atendimento, tais como a autenticação do utilizador e recolha de informação do mesmo, o atendimento por videoconferência (e seu respetivo arquivo), a recolha de dados biométricos de forma segura e a assinatura digital de documentos, o que permite aos cidadãos resolverem a maior parte dos seus assuntos importantes numa única aplicação sem saírem de casa”.
O idfyme insere-se na estratégia da Opensoft de acelerar os projetos de transformação digital dos seus clientes, e coloca à disposição das organizações o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo dos mais de 20 anos de atividade.