Para atingir as metas digitais traçadas pela Comissão Europeia até 2030 é necessário que, além do setor público, também as empresas privadas implementem estratégias de digitalização e que passem a priorizar as tecnologias no seu modus operandi. Embora possa ser desafiante, há formas de conseguir implementar a digitalização nas organizações e descomplicar a transição digital.
Tornar as empresas mais digitalizadas é crucial para que estas cresçam, já que qualquer organização digitalmente desenvolvida pode ser mais eficiente, ter uma maior qualidade e agilidade, diminuindo e erradicando processos morosos. Desta forma, é imperativo que se fortaleça a componente digital, com vista a obter melhores resultados.
Para que as empresas atinjam os seus objetivos tecnológicos e otimizem os seus processos internos, apresentamos cinco passos essenciais para facilitar a transição:
1. Priorizar a aposta na digitalização: a lista de prioridades de uma empresa é sempre extensa e, por vezes, a digitalização acaba por não estar no topo da lista. Ainda assim, é fundamental priorizar o mais possível a transição digital uma vez que, ao modernizar o negócio, as empresas estão, ao mesmo tempo, a melhorar o seu desempenho e eficiência, o que acabará por trazer retorno financeiro positivo.
2. Identificar áreas prioritárias para a transição: é fundamental num processo de digitalização, identificar claramente as áreas prioritárias e avançar de forma faseada e estruturada. Estabelecer o ritmo vai ajudar a uma transição digital concisa com tempo para adaptação e identificação de ponto de eventual melhoria.
3. Apostar na literacia tecnológica dos colaboradores: para acompanhar as mudanças tecnológicas é importante que os profissionais que integram a organização estejam familiarizados com os processos e ferramentas mais recentes. As empresas devem, por isso, apostar em workshops e formações para ajudar os trabalhadores a serem parte ativa do processo de digitalização.
4. Apostar na contratação de serviços especializados em digitalização: reconhecer o nível de maturidade da transição digital e decidir qual o melhor caminho neste processo pode ser complexo para as organizações, pelo que, nesta fase, pode ser importante contratar serviços especializados que ajudem em todo processo de transição, levando a uma digitalização consistente e consciente das necessidades de cada empresa;
5. Investimento em tecnologia oportuna e apropriada: cada organização deve começar por avaliar as necessidades que tem em mãos e analisar a compatibilidade e a capacidade de integração de determinadas tecnologias. Escolher aplicações flexíveis que acompanhem o crescimento e evolução da empresa é fundamental para a inovação e contribui para uma melhor experiência dos utilizadores, estes que são agora mais exigentes e com um papel mais ativo na avaliação dos serviços.
Portugal tem dado passos significativos rumo à digitalização, mas há ainda muito que as empresas podem fazer para potenciar os seus negócios e conseguir acompanhar a concorrência. Estas sugestões são linhas orientadoras de um plano que deve ser pensado e adequado às necessidades de cada empresa, mas é, sem dúvida, imperativo seguir as tendências e investir recursos na transformação digital para continuar a liderar o mercado e manter qualquer empresa na vanguarda do negócio.
Uma empresa tecnologicamente forte tem maior probabilidade de sucesso. Através da otimização de processos, da organização e da rapidez torna-se mais competitiva e melhora o seu desempenho tanto em vendas, como a desenvolver produtos ou serviços.
A Opensoft tem vindo a desempenhar um papel relevante na transição digital do setor público e privado, concretizando projetos como a atualização tecnológica da entrega online do IRS e até projetos de digitalização além fronteiras. Fale connosco para apoiarmos a jornada de transição digital da sua organização.
Este artigo foi escrito por Luís Pereira, Responsável do departamento de I&D da Opensoft.