No mundo empresarial atual, os dados são uma vantagem competitiva. A utilização dos dados para apoio à tomada de decisão, melhorar a experiência do cliente ou impulsionar a inovação ajudam as organizações a manterem-se um passo à frente da concorrência. Assim, muitas empresas estão a olhar para os seus dados e a mudar o seu modelo de funcionamento de acordo com as informações que conseguem extrair dos dados. Estão, portanto, a organizar-se ou a ser orientadas pelos dados (data-oriented).
De acordo com o Mckinsey Global Institute, as organizações orientadas pelos dados têm 23 vezes mais probabilidades de conseguir novos clientes, além de terem seis vezes mais probabilidades de os reter e 19 vezes mais probabilidades de serem rentáveis.
Contudo, transformar uma organização para ficar totalmente orientada pelos dados não se resume a adotar as ferramentas ou tecnologias mais recentes. É necessário fomentar uma “cultura de dados” transversal a todos os departamentos. Neste artigo, vamos explorar 3 passos essenciais para que as organizações iniciem a sua mudança através do poder dos dados.
1. Definir e executar uma estratégia
Uma estratégia de dados descreve a forma como a organização espera utilizar os dados para orientar todas as decisões e ações relativas a pessoas, processos e tecnologia.
É essencial que esta estratégia responda às seguintes questões:
– Como é que os dados podem ajudar a definir as necessidades da organização? Por exemplo, com o apoio dos dados é possível prever as necessidades de mão-de-obra ou analisar a taxa de rotatividade de funcionários.
– Que tipo de dados devem ser utilizados? Dependendo dos objetivos da organização, pode-se recolher o feedback e o histórico de compras dos clientes, as opiniões da equipa ou tendências de mercado.
– Que recursos são necessários para analisar os dados? É necessário considerar pessoas (há equipa disponível, sabem analisar os dados?) e tecnologia (que ferramentas escolher para recolher e visualizar dados?). Se os dados forem recolhidos e analisados corretamente, será possível responder a perguntas sobre as necessidades da equipa ou oportunidades de crescimento no mercado.
– Como comunicar os resultados? Parte da transformação do modelo de funcionamento por dados passa pela partilha da informação recolhida. Esta partilha pode ser adaptada a grupos de trabalho, organizada por métricas ou através de outros modelos que respondam aos objetivos da organização.
2. Fomente uma cultura de dados
O processo de transformação das organizações para ser tornarem orientadas pelos dados requer mais do que tecnologia – é preciso uma mudança na cultura. Para tal, a equipa deve ser incentivada a medir resultados, utilizar os dados para apoiar as suas decisões e a promover a melhoria contínua.
A informação recolhida a partir de dados serve também para orientar as equipas (e a empresa em geral) em tempos de incerteza ou suavizar mudanças necessárias, antecipar necessidades e minimizar riscos. Quando a utilização dos dados se torna habitual, podemos dizer que a organização já teve a sua transformação através dos dados.
3. Medir e avaliar o desempenho de forma contínua
Uma organização orientada pelos dados está igualmente empenhada na melhoria contínua, avaliando o seu desempenho de forma regular. As ferramentas e a tecnologia de análise de dados podem identificar as áreas a melhorar, acompanhar a progressão dos objetivos e medir o impacto das decisões.
Este hábito de medir e avaliar o desempenho garante que a organização está continuamente a aprender e a adaptar-se às condições de mercado, às expectativas do cliente e às novas necessidades de trabalho.
Concluindo…
A alteração do modelo de funcionamento de uma organização pelos dados necessita de uma abordagem metódica e de formação de hábitos para garantir a implementação de uma cultura data-oriented.
Este processo de transformação requer estratégia, alinhamento da equipa e investimentos tecnológicos. Os benefícios incluem melhorias nas tomadas de decisões, mais eficiência, melhores experiências proporcionadas aos clientes e, muito provavelmente, vantagem competitiva.
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