Scroll Top

Opensoft no encontro mundial do notariado com o SIMN

Opensoft marca presença no Encontro Mundial do Notariado com o SIMN

A Opensoft vai participar no Encontro Mundial do Notariado, em Lisboa, como parceiro tecnológico dos Notários portugueses na criação do Sistema Integrado de Métodos Notariais (SIMN) que estará ali representado. No evento, que decorrerá entre os dias 6 e 9 de novembro, serão discutidos temas que afetam esta classe profissional a nível global, como a circulação de documentos, a ética e os fenómenos migratórios.

Rui Cruz, CEO da Opensoft afirma que: “A participação da Opensoft neste evento é uma oportunidade única para contactar diretamente com os profissionais da área, compreender as suas necessidades e demonstrar o valor das soluções tecnológicas desenvolvidas pela nossa empresa, num ambiente altamente relevante para o setor”.

O Encontro Mundial do Notariado coincide com os 20 anos de existência do SIMN, desenvolvido com o objetivo de apoiar e otimizar o trabalho em cartórios notariais. Pioneiro na colocação da inteligência artificial ao serviço do cidadão comum, este produto conta atualmente com mais de 100 clientes em Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Nesse sentido, o responsável da Opensoft esclarece ainda que: “A função do SIMN é simples: descomplicar o acesso e manuseamento de dados notariais e garantir a conformidade com a estrutura legal em vigor”.

Projetado para ser intuitivo e fácil de utilizar, o SIMN facilita a gestão das tarefas notariais diárias através de funcionalidades automatizadas e de fácil aprendizagem, ajudando notários e profissionais do setor a gerirem operações com maior eficiência e precisão. Durante o seu desenvolvimento, com recurso à inteligência artificial, criou-se um mecanismo que transfere automaticamente informação do Word para o SIMN, o que acelera o preenchimento da informação e diminui a possibilidade de erros.

O software caracteriza-se ainda pela integração imediata de alterações legais e regulamentares, garantindo a constante conformidade com a legislação portuguesa e assegurando o cumprimento de todas as obrigações legais.

O SIMN acompanhou a evolução do notariado português rumo a uma prática profissional mais digital, segura e ágil. Nos últimos anos, tem sido crucial trabalhar na constante atualização deste software, de forma a responder às necessidades dos notários, cada vez mais expostos a fenómenos transnacionais que exigem plataformas digitais mais capacitadas e integradas.