Quantos sistemas utiliza a sua organização? Normalmente este número aumenta à medida que a empresa vai crescendo seja em faturação ou na diversificação do negócio. A utilização de vários sistemas pode levar a uma complexidade adicional nas tarefas do dia-a-dia, caso não seja assegurada uma correta integração de sistemas.
A integração de sistemas refere-se ao processo de reunir diferentes sistemas numa única plataforma. Tendo em conta a organização, os sistemas a integrar podem incluir CRMs, ERPs, bases de dados, gestores de conteúdos, entre outros.
Já pensou em usar todos estes sistemas através de uma só plataforma, acrescentando valor ao negócio e descobrindo novas possibilidades que resultam da interoperabilidade entre sistemas? Não está convencido? Partilhamos 5 benefícios da integração de sistemas para descobrir como poderão fazer a diferença no seu negócio.
1. Aumenta a eficiência dos processos
Não é difícil encontrar uma organização que utilize um sistema para gerir a informação dos clientes, outro para faturação e ainda outro para gerir stocks, por exemplo. Ainda que a utilização de sistemas dedicados a cada tarefa não seja um problema vital para uma organização, a verdade é que a dispersão dos dados em diferentes sistemas pode atrasar a execução das tarefas diárias.
A integração de sistemas possibilita uma solução centralizada para a execução e gestão das tarefas garantindo a comunicação dos dados de forma automática em toda a organização. Deste modo, é mais fácil detetar oportunidades de melhoria e criação de valor para o negócio.
2. Melhora a qualidade dos dados
O cruzamento e utilização de informação de diferentes departamentos de uma organização é uma necessidade para a gestão e melhoria do negócio. Sem a integração de dados, essa informação passa-se de forma manual. Qual é o problema disso? Os erros que podem ocorrer na passagem de informação e, posteriormente, as perdas que podem originar ao negócio.
Automatizar a transferência de dados através da integração de sistemas atenua os erros, além de poder destacar de forma automática inconsistências ou conflitos entre os dados.
3. Permite a consulta de dados em tempo-real
Obter informação em tempo real é, muitas vezes, a primeira razão pela qual as organizações equacionam a integração de sistemas, especialmente aquelas que dependem do acesso a informações em tempo real para a tomada de decisões.
A integração de sistemas permite o acesso rápido a informação proveniente de diferentes fontes, permitindo uma visão mais completa da organização e que pode, inclusivamente, ultrapassar os limites da organização, caso integre com entidades externas.
4. Ajuda na gestão do cliente e a equipa de vendas
A agregação de dados num único local permite extrapolar informação que anteriormente poderia passar despercebida à equipa de vendas e de gestão da satisfação do consumidor.
O cruzamento do tipo de produtos vendidos com a informação do cliente no CRM pode ajudar a equipa de vendas a prever as necessidades dos clientes tendo por base as interações passadas.
5. Facilita a segurança e a integridade dos dados
A segurança e a integridade dos dados de uma organização (incluindo os dados dos seus clientes) tem de ser, obrigatoriamente, uma prioridade.
A disseminação de dados em diferentes plataformas e ferramentas torna essa tarefa mais complexa (e menos segura). A integração de sistemas permite ainda aplicar medidas de segurança mais facilmente, tornando os requisitos de segurança mais geríveis e confiáveis.
Com a necessidade de dados precisos, em tempo real e a vontade de economizar tempo e dinheiro não é de admirar que a interoperabilidade através da integração de sistemas seja uma prioridade para muitas organizações.
É importante escolher uma solução que se ajuste aos processos da organização e que permita, efetivamente, tirar partido dos dados para impulsionar o desempenho e o negócio da empresa.