Sabia que, segundo um estudo, se calcularmos todo potencial inerente à digitalização de serviços na Administração Pública, a economia mundial receberá de volta um trilião de dólares anualmente? O número traduz poupanças de custos e melhorias no desempenho dos serviços públicos à escala global, graças à adoção de conceitos como colaboração, integração, interoperabilidade, produtividade ou eficiência.
Portugal é um bom exemplo da digitalização de serviços. Em 2016, as medidas Simplex pouparam 1.100 milhões de euros à economia e 490 mil horas a quem trabalha na Administração Pública.
No mundo, como em Portugal, a digitalização tem sido uma oportunidade para otimizar processos e serviços permitindo, por um lado, agilizar tarefas e procedimentos e, por outro, manter o foco no bem-estar do cidadão. Tem também sido uma oportunidade para tirar partido de novas vias de comunicação que se abriram dentro da Administração Pública tendo em vista reduzir complexidade e eliminar burocracia.
Para onde segue a Digitalização de Serviços na Administração Pública
A digitalização será sempre uma obra em progresso. Hoje é mais fácil traçar os próximos passos da digitalização, uma vez que há um caminho já percorrido, mas os desafios continuam. A boa notícia é que cada desafio esconde uma oportunidade (e o inverso também é verdade). Eis alguns:
– Os cidadãos procuram nos serviços públicos o mesmo tipo de experiência que encontram em outros setores, assim como a possibilidade de lhe acederem quando, onde e como lhes for mais conveniente. A aposta em soluções digitais customer-centric, intuitivas, rápidas e fáceis de usar, continuará a ser um desafio para os gestores públicos, que se renova com a exigência crescente dos interlocutores. Aplicações web progressivas (ou PWA – Progressive Web Apps) e tecnologias como a inteligência artificial e o machine learning abrem um mundo de oportunidades para responder ao desafio.
– Recolher permanentemente o feedback de quem usa serviços públicos é mais uma oportunidade da digitalização. O desafio está em conseguir aproveitar todos esses inputs, numa perspetiva de melhoria contínua. As soluções de analítica terão de entrar cada vez mais na equação para criar valor e ser possível agir a partir dessas interações.
– A digitalização da Administração Pública traz transparência aos serviços públicos, facilita a transferência de informação e a prestação de contas e responsabilidades. Esta transparência permite alimentar novos serviços e aplicações. Continuar este percurso e fazer crescer o volume de dados abertos pode ser um desafio, mas é sem dúvida uma oportunidade para continuar a afirmar uma Administração Pública transparente e próxima dos seus cidadãos.
– A digitalização tem sido uma oportunidade para aumentar a cobertura dos serviços públicos, mas também aqui ainda há desafios. A saúde é um bom exemplo. Portugal é o 19º país da UE (DESI 2019) na penetração de serviços online neste domínio, que em bom rigor tem um longo caminho a percorrer em toda a região.
– A segurança e a integração é outro dos grandes desafios da digitalização para qualquer organização e para um Estado não é diferente. No que respeita à conexão entre os diferentes serviços e tecnologias existentes, as APIs (Application Programming Interfaces) e a integração de sistemas podem ser a melhor aposta.
Assim, levar ao máximo o potencial de cada oportunidade e minimizar os riscos de cada desafio continuará a ser a chave para o sucesso da digitalização de serviços na Administração Pública, nem sempre facilitada por ciclos de decisão ainda longos e complexos.
Definir roadmaps de médio/longo prazo é determinante para encontrar uma orientação clara. Fixar metas de curto prazo é essencial para fazer progressos num ambiente em constante mudança, onde a tecnologia evolui rapidamente e ficar obsoleto é comprometer os resultados alcançados.
A Opensoft tem uma forte especialização no setor público e temos desenvolvido inúmeros projetos de digitalização para várias instituições que garantem a melhor abordagem para cada situação.
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